Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza e reflorestação do Pinhal Municipal de Vale Grande - Ferrel

Breve descrição da ação:
O Pinhal Municipal de Vale Grande, em Ferrel, constitui a principal área florestal do concelho de Peniche e localiza-se a 2500 metros da E.B.1 de Ferrel. É um local onde a escola desenvolve várias iniciativas, desde piqueniques, comemoração de dias festivos, caminhadas.
Desde que iniciámos o programa Eco-escolas, procurámos que os alunos desenvolvessem outras iniciativas neste local, como limpezas, campanhas de sensibilização para a sua preservação e proteção, incutindo nos alunos a necessidade de existir uma mudança de comportamentos por parte de quem frequenta o pinhal.
Como tal, desenvolvemos este ano mais uma ação de limpeza neste espaço e divulgámos os resultados desta iniciativa com a construção de um vídeo que foi divulgado nas redes sociais. Além disso, recebemos da Cercipeniche algumas plantas de pinheiros mansos que plantámos no pinhal.

Intervenientes:
Alunos, professores, assistentes operacionais, Cercipeniche.

Data de realização:
21 de março de 2023

Local de realização:
Pinhal Municipal de Vale Grande, Ferrel.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Esta ação implementada pela E.B.1 de Ferrel é muito importante, pois este pinhal constitui o maior espaço florestal do concelho de Peniche, sendo bastante frequentado para a realização de piqueniques e outros eventos.
O desenvolvimento destas iniciativas permitiu chamar a atenção dos mais novos para a preservação e proteção deste espaço, transmitindo-lhes quais os comportamentos mais corretos e que muitos adultos não respeitam. Se queremos preservar as espécies que existem neste pinhal, temos que cuidar delas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1º Ação de sensibilização sobre a floresta protegida promovida pela Escola Segura;
2º Ação de limpeza no Pinhal de Ferrel
3º Divulgação dos resultados da limpeza.
4º Reflorestação no pinhal

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com o desenvolvimento desta atividade acreditamos que os alunos estejam conscientes do respeito que a floresta merece, que tenham sentido crítico para com aqueles que tratam mal os nossos espaços verdes e venham a ser adultos mais responsáveis no uso que fazem deste tipo de espaços.
O maior impacto destas iniciativas acontecerá muito provavelmente no futuro, quando estes pequenos cidadãos forem adultos conscientes das suas atitudes para com o ambiente.
Neste momento já sentimos que estes alunos estão mais críticos em relação a certas atitudes dos adultos para com a natureza, estão mais cuidadosos e atentos ao que se passa à sua volta, sentimos que cada vez mais para eles o ambiente está a tornar-se uma prioridade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Os alunos fizeram pesquisas na internet sobre o pinhal, a sua extensão, o tipo de árvores que lá predominam, a melhor época do ano para ser realizada a reflorestação.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este trabalho envolveu vários conteúdos curriculares, nomeadamente os registos escritos, as ilustrações, os debates e discussão de ideias, a pesagem e contabilização dos itens recolhidos nas limpezas, os seres vivos, as caminhadas. Com tudo isto foram envolvidas várias disciplinas como a Matemática, Português, Expressões Artísticas, Educação Física, o Estudo do Meio, Oferta Complementar.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Nós precisamos da floresta, mas a floresta não precisa de nós!

Póster digital (PDF):