Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Hotéis para insetos

Breve descrição da ação:
A população de insetos tem sofrido muito com as alterações climatéricas. A construção de hotéis para insetos permitiu a sensibilização para os efeitos que a alteração climática vem registando assim como permitiu o contacto com a importância dos insetos nos diferentes ecossistemas ambientais. Ainda, permitiu o contacto com informação de métodos naturais de controlo de pragas na agricultura na sensibilização dos efeitos de contaminação dos solos e para a necessidade de eliminar os pesticidas.
Este projeto foi desenvolvido de modo global complementando outro dos projetos da escola; “A nossa horta”.

Intervenientes:
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel” integrando o âmbito dos temas e conteúdos do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento sob a orientação do professor de Matemática Nuno Marques.

Data de realização:
03 de janeiro de 2023 a 22 de março de 2023

Local de realização:
Escola Profissional Gustave Eiffel, no Campus Académico do Entroncamento

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Do trabalho conjunto com as turmas responsáveis pelo projeto “A nossa horta, espera-se com este projeto promover a fixação de diversas espécies de insetos, aumentando a diversidade de insetos, permitindo também observar de perto abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, cri sopas, moscas-das-flores, etc. Deste modo acredita-se que a horta irá ser beneficiada com a presença destes seres vivos, já que insetos como as abelhas-solitárias e borboletas irão polinizar as plantas existentes na horta, e insetos como a joaninha e cri sopas irão contribuir para o controlo biológico de pragas, ao se alimentarem de afídios que são prejudiciais às plantas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1_Documentação e pesquisa para construção de diferentes tipos de hotéis, diferentes tipos de preenchimento adequado a cada espécie de insetos.
2_Desenho dos planos das estruturas hotéis de insetos
3_Pesquisa de materiais para reutilizar, para construção dos hotéis de insetos
4_Identificação, coleta e preparação dos materiais para preenchimento dos hotéis de insetos
5_Identificação da melhor localização para fixação dos hotéis no campus académico
6_Inicio do processo de monitorização.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Apesar do curto espaço de tempo de monitorização, foi possível registar já, na última semana a proximidade de algumas borboletas e abelhas.
Foi possível reforçar a atenção dos jovens para esta temática.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
info@cappas-insectozoo.com.pt

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este trabalho contou com a articulação dos conteúdos curriculares das seguintes áreas de formação do curso: Desenho Técnico, Matemática, Metodologia de processos e elementos de ligação, Cidadania e mundo atua

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Tal como nós, todas as espécies têm de viver!

Póster digital (PDF):