Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Criação dum jardim de polinizadores

Breve descrição da ação:
Transformou-se o espaço da espiral das aromáticas que se encontrava muito degradado, num jardim mais diversificado e enquadrado numa área com muitas plantas que garantem o alimento por largo tempo aos polinizadores

Intervenientes:
Crianças do grupo da sala 2 do jardim de infância

Data de realização:
Mês de maio

Local de realização:
Na zona da horta entre a laranjeira e ao limoeiro e a zona ajardinada.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O facto de ter mais plantas e mais diversificadas em melhores condições vai promover e garantir o aumento de insetos polinizadores, melhorando a biodiversidade da zona.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
As várias etapas de trabalho:
- limpeza e recolha do lixo existe na área envolvente e na área a ser intervencionada
- Pesquisa sobre os insetos polinizadores , as suas características e necessidades.
- Inventariação das plantas existentes e levantamento das que poderíamos colocar
- Distribuição das plantas existentes e das novas no espaço
- Plantação dos girassóis que germinaram na sala
- Construção de abelhas com ovos de plástico para colorir o espaço e chamar a atenção de quem passa
-Pintura de garrafas plásticas para simular flores. O objetivo é dar mais cor ao espaço, enquanto as verdadeiras não florescem.
-Pintura mural da parede como forma de chamada de atenção para o trabalho ali realizado.
A metodologia utilizada foi uma metodologia ativa. Todo o grupo foi envolvido tanto no trabalho de campo como na sala. Em pequenos grupos nas atividades de campo e em grande grupo na sala. Todo este trabalho foi partilhado com as famílias na partilha de fim de semana via email ( registo escrito e fotográfico).

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O grupo está muito mais desperto para esta problemática e a urgência de se intervir.
Perceberam que sem abelhas não há alimentos. Apesar da sua idade, já estão muito recetivos a este tipo de reflexão e de intervenção. Por sua vez a pintura do mural atraiu a atenção dos mais velhos, que para além de terem gostado do visual, também perguntavam a razão do que estávamos a fazer . Mais uma vez a informação foi partilhada e o alerta para não arrancarem flores.
O espaço ficou muito mais agradável e as plantas com muito mais condições de se desenvolverem.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para além da informação encontrada em livros como " o ciclo do mel", e vários sites que abordam a temática , a participação num webinar promovido dela Lipor subordinado ao tema " SEM ALIMENTOS; SEM ABELHAS" - dinamizado pelo escritor e apicultor Paulo Santos, foi muito esclarecedor e importante para a concretização do projeto.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Na área do conhecimento do mundo/ cidadania e na área de expressão e comunicação esta temática foi abordada tendo sido objeto de pesquisa e conhecimento e muita produção.
Criamos flores e abelhas reutilizando materiais em fim de linha, aprendemos vocabulário novo e ficamos a conhecer quais os insetos ploinizadores, o ciclo das abelhas e do mel, qual é o seu alimento e qual a importância da sua existência na nossa vida, e o que necessitamos de fazer para o seu número aumente garantindo a sua sobrevivência.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Planta E flores e não as arranques, para que os insetos polinizadores não desapareçam.
Eles precisam de alimento para sobreviverem e nós precisamos deles para continuarmos a ter alimentos

Póster digital (PDF):