Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Identificação e remoção de plantas invasoras do recreio da Escola Secundária João da Silva Correia em São João da Madeira

Breve descrição da ação:
As turmas do 8º ano foram sensibilizadas, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, para o impacte das invasões biológicas nos ecossistemas. Decidiram as docentes da disciplina, Vanda Avelino, Carmina Norte e Ana Eusébio, como forma de aplicação prática da temática aderir novamente ao Projeto “Recreio Livre de Invasoras” do Projeto Educativo da Câmara Municipal de São João da Madeira. Assim após uma ação de sensibilização os alunos foram convidados a percorrer o recreio escolar e a identificar as plantas invasoras nele existentes. Monitorizaram também os locais de onde tinham sido removidas ervas das pampas no ano letivo anterior. Posteriormente, desenvolveram um trabalho de pesquisa e em maio foram desenvolvidas ações no recreio de remoção/ descasque de várias das invasoras nele encontradas.
Os alunos realizaram posters científicos como forma de comunicação e divulgação à comunidade escolar do trabalho realizado.

Intervenientes:
Alunos do 8º A, B, C e D; professoras de Ciências Naturais; Biólogas da Universidade Católica do Porto e da CMSJM; alunos do 8ºD que realizaram o poster selecionado para concurso: Afonso Mendes, Beatriz Soares, Gabriel Laranjeira e Isabel Martinez.

Data de realização:
24 e 25 de janeiro e 15 e 16 de maio

Local de realização:
Recreio da Escola Secundária João da Silva Correia

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As espécies invasoras representam uma ameaça para as espécies autóctones, uma vez que são grandes competidoras com a flora local. Na Escola Secundária João da Silva Correia destaca - se este ano o aparecimento de indivíduos de tintureira (Phytolacca americana) e de austrália (Acacia melanoxylon) de pequeno porte que foram prontamente arrancados manualmente juntamente com indivíduos de erva-das pampas (Cortaderia selloana). Monitorizou-se o descasque realizado a uma austrália no ano passado, verificando-se que esta ainda se apresentava com vigor, logo voltámos a fazer um descasque. A presença de uma vedação impede o acesso a uma vasta extensão de austrálias, acácia-de-espigas (Acacia longifolia) e exemplares de robínia (Robinia pseudoacacia). Foi também observada a presença do controlo biológico Trichilogaster acaciaelongifoliae, um inseto predador da acácia-de-espigas, através da formação de galhas nesta espécie que impedem a sua floração e consequentemente diminui a produção de sementes e a sua disseminação. O trabalho realizado de aplicação local/no recreio da escola pretendeu estimular o conhecimento sobre a problemática das espécies invasoras na biodiversidade, como as identificar e formas de as controlar. Apesar de não termos uma área muito arborizada a sua eliminação permite o desenvolvimento de outras espécies muitas delas importantes para os polinizadores.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Início ano letivo – inscrição no PEM da CMSJMadeira – Recreio livre de invasoras e no Projeto da Eco-Escolas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar
24 e 25 de janeiro: Sessão teórica e posterior levantamento de espécies invasoras presentes na escola; divulgação nas redes sociais do Agrupamento.
15 e 16 de maio: Sessão prática para controlo das espécies invasoras presentes no recinto escolar; divulgação nas redes sociais do Agrupamento.
Elaboração de um poster em grupos de 4 alunos sobre a atividade realizada nas turmas do 8ºB e D
Avaliação do processo e dos trabalhos realizados pelos alunos e pelas professoras
Seleção do poster do 8º B e D para representação da Escola ao concurso “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”
5 junho – Apresentação/afixação dos posters na escola e divulgação do trabalho realizado na comunidade

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Maior conhecimento por parte dos alunos sobre a problemática das espécies invasoras na biodiversidade, como as identificar e formas de as controlar;
Envolvimento dos alunos na sua escola e gosto pela conservação da mesma;
Trabalho entrepares na sala de aula e de outdoor;
Estabelecimento de parcerias com entidades extra-escola: Câmara Municipal de São João da Madeira e Universidade Católica do Porto
Divulgação da escola na comunidade
Remoção de todos os indivíduos identificados de erva-das-pampas no recreio da escola.
Remoção de tintureiras e acácias de pequeno porte. Descasque de uma acácia de maior porte.
A continuidade do projeto de forma a eliminar permanentemente estas espécies do nosso recreio escolar revela-se pertinente e importante.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual da disciplina
www.invasoras.pt
Flora-On Portugal Continental | Flora de Portugal interactiva

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ciências Naturais: Sustentabilidade na Terra - Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos manter o nosso recreio livre das invasoras! Juntos podemos evitar a sua propagação.

Póster digital (PDF):