Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária IBN Mucana (Cascais)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza da AMP das Avencas. Limpeza na zona envolvente da praia de Carcavelos.

Breve descrição da ação:
No decorrer do 8º ano os alunos trabalham a Sustentabilidade Ambiental, em várias disciplinas, tais como, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação para a Cidadania e Espaço Projeto, Espanhol, Inglês, Educação Tecnológica, entre outras
Realizamos no decorrer do ano muitas saídas à Orla costeira de Cascais, sempre com a preocupação de limpar o espaço, colocar os resíduos nos locais corretos e sensibilizar os colegas, professores, funcionário e comunidade para a importância de alterarmos os nossos comportamentos.
Quando estávamos a escrever a descrição da ação, pensamos como somos egoístas e como as nossas ações levam a fenómenos de alterações climáticas extremas, à perda da biodiversidade, ao desequilíbrio dos ecossistemas e a fome.
Segundo dados recentes produzimos 350 milhões de toneladas de plástico por ano, uma quantidade enorme que daria para construir 350 000 Torres Eiffel, a reciclagem não é suficiente, mas já é um passo, seria mais importante começarmos a reduzir ao máximo este resíduo.
Nos oceanos circula plástico, que se transforma em microplástico e que entra na nossa cadeia alimentar, sem sabermos as repercussões que terá na nossa saúde.
Por isso, quando fomos abordados pelas nossas professoras sentimos que seria muito importante abraçar estes projetos, planificamos saídas para recolher o lixo, ficamos muitas vezes chocados com o que encontramos. Mas temos consciência que vimemos numa área privilegiada, a Câmara de Cascais gasta uma parte significativa dos seus fundos com a limpeza da Orla Costeira que pertence à zona de Cascais.
No dia 5 de maio, alunos e professores muniram-se de sacos para apanharem os resíduos de forma diferenciada, de luvas e partiram para a recolha de todo o tipo de resíduos.

Intervenientes:
Professores e alunos do 3º ciclo.

Data de realização:
5 de maio

Local de realização:
Praia de Carcavelos

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Proteção da biodiversidade;
Manutenção do equilíbrio e da dinâmica dos ecossistemas;
Colocar em prática medidas de proteção dos ecossistemas;
Despertar o interesse e gosto dos alunos pela biodiversidade e pelo ambiente em geral

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Metodologia do projeto.
- Participação em diversas atividades de limpezas da Orla Costeira;
- Participação em palestras diversas, tais como, “Kikas School Tour”; Gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável”;
- Participamos no Dia da Eco-Escolas, com a dinamização de vários jogos que iam ao encontro desta temática;
- Conhecemos melhor os Ecossistemas Marinhos da nossa zona.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Recolha de 10 sacos de resíduos, a maioria dos resíduos continham plástico;
- Reutilizamos materiais e produzimos inúmeros trabalhos, dando uma nova vida aos resíduos;
- Tornamos a nossa “Sala + Eco”, com ecopontos elaborados por nós.
- Articulámos as aprendizagens entre as várias disciplinas, com vista ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, trabalhando estes temas nos Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular;

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manuais escolares de 8º ano;
Escola virtual;
Aula digital;
sites.google.com.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As várias disciplinas que fazem parte do nosso currículo articularam entre si, dando todas elas os seus contributos. Em TIC produzimos cartazes digitais, em Educação Visual e Expressão Artística produzimos obras de arte (Pintamos telas com as ODS, recriamos pinturas sobre o mar baseados em pintores de renome), em Físico-Química e Ciências Naturais construímos materiais digitais que apresentámos à turma sobre Sustentabilidade Ambiental, em Português, Espanhol e Inglês construímos textos com esta temática.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PENSAR NO FUTURO É AGIR AGORA!

Póster digital (PDF):