Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Construção de bebedouros e comedouros; construção de jardim para polinizadores; construção de ninhos; construção de abrigos para insetos

Breve descrição da ação:
Na escola, os alunos e professores decidiram dar continuidade à construção de comedouros e bebedouros para as aves; construção de ninhos para aves e de abrigos para os insetos; construção de jardim para os polinizadores.
Os discentes também foram fotografando as espécies que estão no espaço escolar, tendo pesquisado sobre as aves da nossa região, as árvores autóctones e as exóticas, bem como alguns exemplos de mamíferos. Fizeram trabalhos que serão expostos na escola neste final de ano.

Intervenientes:
Alunos de 5.º, 6.º e 7.º anos.

Data de realização:
Ao longo do ano foram sendo realizados estes trabalhos

Local de realização:
No recinto escolar da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O facto de os alunos construírem ninhos e abrigos, bem como colocarem comedouros e bebedouros pela escola, poderá permitir que a médio prazo possamos ter maior quantidade e diversidade de espécies. A construção do jardim também permite que mais abelhas e borboletas possam vir para o espaço exterior da escola.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Num primeiro momento construíram-se bebedouros e comedouros que foram sendo dispostos no recinto escolar, tendo efetuado pesquisa para ver que materiais podiam ser utilizados e o que comiam.
Num segundo momento, decidiu-se construir casas para pássaros e abrigos para insetos.
Por último, construiu-se um jardim na escola, com pneus e plantas aromáticas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos começaram a revelar maior interesse nas espécies que habitam no recreio da escola e começaram a revelar interesse em protegê-los .

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foi consultada webgrafia variada para desenvolver os diferentes trabalhos.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi articulado com as aulas de Cidadania, no tratamento dos domínios de educação ambiental/desenvolvimento sustentável, e também de ET, CN e Educação Especial.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A biodiversidade é importante para a escola

Póster digital (PDF):