Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária de Airães (Felgueiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza da ribeira de Tressousas

Breve descrição da ação:
Os alunos da Brigada Verde acompanhados pelos docentes Carlos Costa, Mónica Cunha e Diana Abreu, equipados de galochas, luvas e vontade de proteger a nossa Ribeira de Tressousas, levaram a cabo a limpeza da mesma, recolhendo 353 quilos de lixo. (A atividade foi incluída no concurso ao Prémio Gandhi para a Cidadania 2023) Esta intervenção foi desenvolvida em articulação com a Junta de Freguesia de Airães e contou ainda, com a colaboração da empresa Ambisousa.

Intervenientes:
Os alunos da Brigada Verde acompanhados pelos docentes Carlos Costa, Mónica Cunha, Diana Abreu. A atividade foi desenvolvida em colaboração com a Junta de Freguesia de Airães e a empresa Ambisousa.

Data de realização:
27/04/2023

Local de realização:
Freguesia de Airães

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Durante a ação de limpeza da ribeira de Tressousas foram retirados/recolhidos 353 quilos de lixo, entre os quais resíduos de plásticos, embalagens, metais entre outros. Com esta ação procuramos melhorar a imagem da ribeira e o espaço envolvente e proteger a biodiversidade existente.
Como a ribeira desagua no rio, depois o rio vai dar ao mar, todo este lixo iria aumentar a contaminação da nossa costa.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1- Levantamento da situação da Ribeira de Tressousas, realizando um percurso pedestre através das margens;
2- Preparação, em articulação com a Junta de Freguesia, do Plano de Limpeza (local de intervenção, material necessário, o dia da realização da limpeza e a articulação com a empresa Ambisousa);
3- Apresentação do projeto à comunidade e partilha de um documento no Google Docs com todos os professores do agrupamento via respetivos coordenadores;
4- Dia da ação de limpeza da Ribeira Tressousas;
5- Pesagem do lixo recolhido;
6- Disseminação pela comunidade escolar, através das redes sociais da escola, no projeto eTwinning “Natural Resources: Water” e no projeto internacional Climate Action Project.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram recolhidos da Ribeira de Tressousas 353 quilos de lixo num espaço de duas horas. Com esta ação pretendemos sensibilizar a comunidade local para necessidade de manter a ribeira limpa “Precisamos de proteger o que é nosso!”.
Professores, alunos, funcionários, encarregados de educação e a comunidade envolvente da escola ficaram sensibilizados para a necessidade de protegermos o património ambiental, desenvolvendo a sua consciência ambiental e a necessidade de contribuir para um futuro sustentável. O facto de serem agentes interventivos em temas abordados em Cidadania e Desenvolvimento e nos DAC, deu-lhes empoderamento e consciência cívica enquanto cidadãos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Projeto Educativo do Agrupamento
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
- Objetivos da Agenda 2030
- Objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental
- Objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030
- Informações do Presidente da Junta de Freguesia de Airães.
- Carta topográfica do Conselho de Felgueiras
- Reconhecimento pedestre do percurso da ribeira de Tressousas

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A ação realizada visou articular com os conteúdos curriculares e as aprendizagens essenciais de diversas disciplinas, nomeadamente:
- Cidadania e Desenvolvimento
- Ciências Naturais
- Físico-Química
- Inglês
- Português
- Educação Visual e Tecnológica
Para além das disciplinas mencionadas, os alunos foram envolvidos, no âmbito desta ação, no Projeto das Ciências Experimentais, no Climate Action Project, no projeto eTwinning “Natural Resources: Water”, em projetos dos DAC e no Projeto Gandhi 2023.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“A Escola é minha, é Tua, é de Todos” (atividade incluída no Prémio Gandhi para a Cidadania)
“Precisamos de proteger o que é nosso!”.

Póster digital (PDF):