Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Criação de Caixas-Ninho e de Bebedouros

Breve descrição da ação:
Com recurso a materiais recicláveis, reutilizáveis e da natureza e a outros materiais de suporte para montagem das estruturas e de cor (pregos, cola quente, cola liquida, tintas, entre outros do mesmo género e com a mesma finalidade) os alunos criaram estruturas para "abrigar" e atrair aves pequenas de forma a aumentar a biodiversidade da nossa escola e permitir que este tipo de animal se fixe neste local. Também construíram bebedouros (com materiais recicláveis para aves como o chapim, característico da nossa cidade). A nossa escola possuí um vasto espaço verde com muitas árvores que devemos manter e melhorar para o aumento da biodiversidade nesta zona.

Intervenientes:
Alunos do 5º e 6º anos e professores de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Data de realização:
abril e maio de 2023.

Local de realização:
Atividade realizada em sala de aulas de EVT.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação de caixas-ninho e bebedouros pode trazer benefícios significativos para a biodiversidade, tais como:
- Provisão de Habitat: As casas de nidificação, como casas de pássaros e caixas de morcegos, fornecem locais de nidificação artificial para pássaros e morcegos. Como a urbanização e a destruição do habitat continuam a reduzir as oportunidades naturais de nidificação, essas estruturas oferecem alternativas seguras e adequadas. Ao fornecer habitats adicionais, essas caixas-ninho podem ajudar a sustentar e aumentar as populações locais destas espécies, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
- Diversidade de espécies: As caixas-ninho podem atrair uma variedade de espécies de pássaros e morcegos, incluindo aquelas que normalmente não prosperam na área circundante. Isto permite o aumento da diversidade de espécies, o que é crucial para manter um ecossistema saudável. Diferentes espécies desempenham papéis únicos, como polinização, dispersão de sementes e controle de pragas, todos os quais contribuem para o equilíbrio do ecossistema.
- Controle de pragas: Certas espécies de pássaros são predadores naturais de insetos e roedores. Ao instalarem-se nestas casas podem incentivar ao controle natural de pragas, logo, reduz a necessidade de pesticidas nocivos e beneficia o meio ambiente e a saúde humana.
- Polinização: Algumas espécies de aves, como o beija-flores, são importantes polinizadores. Colocar casas ninho e bebedouros e plantar flores ricas em néctar nas proximidades pode atrair estas aves e beneficiar a polinização. A polinização é essencial para a reprodução de muitas espécies de plantas.
- Educação: As caixas-ninho e bebedouros são ferramentas educacionais, pois permitem que os alunos observem e aprendam sobre o comportamento da vida selvagem, ciclos de vida e interações ecológicas. O aumento da conscientização e compreensão da biodiversidade pode promover um senso de responsabilidade em relação à natureza e incentivar os esforços de conservação.
-Água: Os bebedouros fornecem uma fonte vital de água, especialmente durante os períodos de seca. O acesso à água é crucial para a sobrevivência de qualquer espécie, especialmente em ambientes urbanos onde as fontes naturais de água podem ser escassas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Descrição das etapas:
6º anos - Caixas-Ninho
- pesquisa de tipos de caixas-ninho;
- criação de desenhos de rascunho e lista dos materiais necessários;
- corte das madeiras e das canas e limagem das possíveis partes cortantes;
- união das madeiras e das canas com o auxilio de pregos e de cola.
- pintura das casas com tinta acrílica e finalizada com spray verniz selante e fixante;
- fixação das caixas-ninho nas árvores da escola (26 de maio de 2023)
5º anos - Bebedouros
- pesquisa de bebedouros;
- realização de rascunhos e bebedouros e lista dos materiais necessários;
- corte das garrafas, dos garrafões e das tampas decorativas;
- colagem das diversas peças;
- execução dos furos na garrafa com o auxilio do ferro quente;
- decoração dos bebedouros e colocação de um apoio para colocar nas árvores;
- colocação dos bebedouros nas árvores. (26 de maio de 2023)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Ainda é cedo para conseguirmos avaliar os resultados obtidos, mas a ação foi fantástica para os alunos e a nossa escola ainda ficou muito mais colorida e com vida.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Consulta do manual de EV e ET

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Existiu articulação com os seguintes conteúdos:
- Estruturas;
- Cores
- Brilho e Luz
- Geometria

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Este projeto contribui para a conservação da biodiversidade, ajudando a manter a saúde e o equilíbrio dos ecossistemas.

Póster digital (PDF):