Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira de Hospital, Tábua e Arganil (Oliveira do Hospital)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Colocação de ninhos nas árvores do recreio

Breve descrição da ação:
Durante o ano letivo, foram construídos vários ninhos de madeira que, posteriormente, foram decorados por várias turmas da escola. Aproveitou-se a reunião do 1º conselho Eco-escolas para colocar os ninhos nas várias arvores existentes no recrio da escola.

Intervenientes:
DDE 2021_24; DDE / TUR 2022_25

Data de realização:
29/03/2023

Local de realização:
Recreio da escola -OHP

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade do nosso recreio, que começou com a identificação das espécies florísticas, sendo a maioria autóctones. Verificando que, durante a primavera, muitas aves "frequentam" o nosso recreio, algumas até aproveitam as nossas árvores e arbustos para nidificar, decidimos construir alguns ninhos para tentar atrair essas aves e outras para nidificarem e procriarem por aqui.
O objetivo é aumentar o número e espécies de aves neste espaço, facilitando a polinização de plantas, dispersão de sementes, controle de pragas. Para além de tornar o recreio mais bonito e cheio de melodias.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Construção dos ninhos com pedaços de madeira (restos recolhidos numa carpintaria)
Decoração dos ninhos: pintura, aplicação de objetos decorativos, dando preferência aos recolhidos na natureza (galhos, pinhas, folhas e flores).
Colocação dos ninhos durante o Conselho Eco-escolas, no início da primavera, quando as aves começam a nidificar.
Posteriormente - identificação das aves com o apoio do CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Embora não seja fácil contabilizar os resultados desta ação, através da observação direta, conseguimos perceber que, pelo menos 4 ninhos foram ocupados.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
www.lpn.pt
spea.pt
enea.apambiente.pt
cervas-aldeia.blogspot.com/

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
DDE 21_24, disciplina de Materiais e Tecnologias: construção dos ninhos; DDE / TUR 22_25 e outras turmas, disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: decoração e colocação dos ninhos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Ao pequeno passarinho, pequeno ninho,
Nas árvores da EPTOLIVA, o seu cantinho!

Póster digital (PDF):