Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Semana do Ambiente

Breve descrição da ação:
Durante a semana de 20-24 de março as turmas da E.B.2,3 de Sande na disciplina de projeto irão realizar a aula ao ar livre com a professora Fátima Silva responsável pelo projeto Eco-Escolas de forma a:
Incentivar à separação de resíduos, aproveitamento da matéria orgânica e demonstrar o processo de valorização da matéria orgânica, (compostagem).
Dar a conhecer a importância das Plantas Aromáticas e Medicinais, através da construção de um canteiro, que será construído pelos alunos nas aulas de projeto, revitalizando deste modo as áreas do espaço escolar. Neste sentido pretende-se estimular os sentidos dos alunos e reconhecer a Natureza por meio da textura, do som, do cheiro e do sabor.
Despertar o interesse para o ciclo de vida das plantas e os seus principais constituintes. Dar a conhecer várias espécies de plantas, desde as suas texturas, cores, cheiros, épocas de floração e benefícios para o planeta. Incutir curiosidade e respeito para com as plantas no espaço escola.

Intervenientes:
As turmas do segundo e terceiro ciclo da escola.

Data de realização:
20 a 24 de março.

Local de realização:
Espaços exteriores da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Aumentar o número de plantas polinizadores nos espaços da escola e deste modo aumentar a biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Preparação do terreno;
Escolha das espécies a plantar; Rosmaninho e Alecrim;
Plantação das plantas com as turmas da escola;

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A preservação dos canteiros pelos alunos, a rega e o cuidado manifestado pela comunidade escolar.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Livros e Internet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A atividade foi realizada na aula de projeto de cada turma de forma a que os conteúdos com a Preservação, Biodiversidade e Sustentabilidade fossem abordados.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar hoje é garantir os frutos que serão colhidos por outras vidas amanhã!

Póster digital (PDF):