Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1 de Morais (Macedo de Cavaleiros)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade: Preservar e Regenerar

Breve descrição da ação:
1º A Semana da Floresta Autóctone.Comemoração do Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro, Workshop na escola com o objetivo de Consciencializar os alunos para a prevenção e proteção da Natureza. Plantação de bolotas.
Rochas e minerais do Geopark - A atividade tem como finalidade, dar a conhecer aos alunos, de forma lúdica, quais os diversos tipos de rochas e minerais presentes no Geopark Terras de Cavaleiros e esclarecer quais os seus usos no quotidiano. Saída de campo “Monte de Morais”.
Dia Internacional da Reciclagem - atividade para estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo e sobre a maneira como tratamos e descartamos o lixo gerado em nossas casas, em nossos ambientes de trabalho, de estudo e de lazer. Sensibilizar e consciencializar visando a adoção de comportamentos mais adequados. Visita ao Ecocentro da cidade.
Dia Internacional da Biodiversidade - Atividade para sensibilizar sobre Importância das abelhas; Comemoração do dia Mundial das Abelhas e do Dia da Biodiversidade, Sensibilização sobre importância das abelhas feita pelo apicultor. Observação das abelhas na colmeia como elas trabalham para produção de mel. Degustação de mel.
Comemoração do Dia Mundial do Ambiente - Realização da Marcha do Ambiente no Parque da Cidade.
Exposição do ambiente - Reconhecimento e valorização dos trabalhos dos alunos realizados ao longo do ano letivo 2022/2023 no âmbito do Eco-Escolas.
Horta biológica - Atividade para incentivar a utilização da energia e dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Ao longo do ano.

Intervenientes:
Alunos do Pré-escolar
Alunos do 1º ciclo
Equipa do GeoparK de Macedo de Cavaleiros

Data de realização:
Ao longo do ano

Local de realização:
Morais - Macedo de Cavaleiros

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
É muito importante conhecer, preservar e regenerar a Biodiversidade porque isso é condição essencial para a nossa própria humanidade.
A Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos existentes na Terra. É essa diversidade que torna o nosso planeta tão especial!

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Pesquisa na Internet
Pesquisa local (população local)
Aulas de campo
Registo fotográfico
Apresentação pública do trabalho realizado

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com este trabalho ficámos a conhecer melhor a Biodiversidade local e também diferentes formas de a conservar e preservar. A comunidade educativa passou a adotar comportamentos mais adequados relativamente ao ambiente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
População local
MARTINS, Guilherme D`Oliveira et al. (2017). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa. Ministério da Educação
Ecoescolas.abae.pt2022/2023

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As atividades foram trabalhadas de uma forma transversal em todas as disciplinas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
É urgente CONSERVAR e PRESERVAR a Biodiversidade local!

Póster digital (PDF):