Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola EB1 de Morais (Macedo de Cavaleiros)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ação realizada:
Biodiversidade: Preservar e Regenerar
Breve descrição da ação:
1º A Semana da Floresta Autóctone.Comemoração do Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro, Workshop na escola com o objetivo de Consciencializar os alunos para a prevenção e proteção da Natureza. Plantação de bolotas.
Rochas e minerais do Geopark - A atividade tem como finalidade, dar a conhecer aos alunos, de forma lúdica, quais os diversos tipos de rochas e minerais presentes no Geopark Terras de Cavaleiros e esclarecer quais os seus usos no quotidiano. Saída de campo “Monte de Morais”.
Dia Internacional da Reciclagem - atividade para estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo e sobre a maneira como tratamos e descartamos o lixo gerado em nossas casas, em nossos ambientes de trabalho, de estudo e de lazer. Sensibilizar e consciencializar visando a adoção de comportamentos mais adequados. Visita ao Ecocentro da cidade.
Dia Internacional da Biodiversidade - Atividade para sensibilizar sobre Importância das abelhas; Comemoração do dia Mundial das Abelhas e do Dia da Biodiversidade, Sensibilização sobre importância das abelhas feita pelo apicultor. Observação das abelhas na colmeia como elas trabalham para produção de mel. Degustação de mel.
Comemoração do Dia Mundial do Ambiente - Realização da Marcha do Ambiente no Parque da Cidade.
Exposição do ambiente - Reconhecimento e valorização dos trabalhos dos alunos realizados ao longo do ano letivo 2022/2023 no âmbito do Eco-Escolas.
Horta biológica - Atividade para incentivar a utilização da energia e dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Ao longo do ano.
Intervenientes:
Alunos do Pré-escolar
Alunos do 1º ciclo
Equipa do GeoparK de Macedo de Cavaleiros
Data de realização:
Ao longo do ano
Local de realização:
Morais - Macedo de Cavaleiros
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
É muito importante conhecer, preservar e regenerar a Biodiversidade porque isso é condição essencial para a nossa própria humanidade.
A Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos existentes na Terra. É essa diversidade que torna o nosso planeta tão especial!
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Pesquisa na Internet
Pesquisa local (população local)
Aulas de campo
Registo fotográfico
Apresentação pública do trabalho realizado
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com este trabalho ficámos a conhecer melhor a Biodiversidade local e também diferentes formas de a conservar e preservar. A comunidade educativa passou a adotar comportamentos mais adequados relativamente ao ambiente.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
População local
MARTINS, Guilherme D`Oliveira et al. (2017). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa. Ministério da Educação
Ecoescolas.abae.pt2022/2023
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As atividades foram trabalhadas de uma forma transversal em todas as disciplinas.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
É urgente CONSERVAR e PRESERVAR a Biodiversidade local!
Póster digital (PDF):