Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Erradicação de invasoras

Breve descrição da ação:
Esta ação teve lugar na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), na área florestal. As atividades foram a eliminação de invasoras, nomeadamente, Acacia dealbataLink., nome comum - mimosa, acácia-dealbata, acácia-mimosa, e a Robinia pseudoacáciaL., nome comum - robínia, falsa-acácia.Para isso, o método utilizado foi o controlo físico, através do arranque manual, e corte com motorroçadora e motosserra.Para a eliminação da Acacia dealbataainda se utilizou o método do descasque.

Intervenientes:
Alunos da turma J8, 2º ano do Curso Profissional de Bombeiro/a, e professores.

Data de realização:
Ao longo do ano letivo 2022/2023

Local de realização:
EPDRA - Herdade da Murteira

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Sendo as acácias consideradas uma das piores espécies invasoras em ecossistemas terrestres em Portugal continental e encontrando-se também em grande expansão na nossa escola, torna-se importante a eliminação destas espécies para não impediremo desenvolvimento da vegetação nativa desta região. Uma das áreas onde foram eliminadas as acácias foi arborizada com medronheiro (Arbutus unedo), espécie que surge espontaneamente em bosques de carvalho e sobreiro, pinheiros, charnecas ou matos, frequentemente em solos pedregosos;tolerante ao ensombramento, o medronheiro gosta de climas suaves, sendo capaz de suportar climas com baixa pluviosidade e períodos estivais secos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Descriçãodas várias etapas de desenvolvimento da ação/metodologia utilizada:
- escolha da área a intervir;
- controlo físico das invasoras através do arranque manual, corte com motorroçadora e motosserra;para a eliminação da Acacia dealbata ainda se utilizou o método do descasque;
- plantação de medronheiro.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Limpeza de invasoras e outras infestantes proporcionando uma prevenção contra os incêndios florestais;
Plantação de espécies florestais autóctones;
- Manutenção de espaços florestais.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Invasores.pt;
- ANEFA

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
- UFCD – 9887 - Extinção de Incêndios Rurais – iniciação, nos conteúdos fatores que afetam o comportamento do incêndio;
- Formação em Contexto de Trabalho, módulos III e IV, nos conteúdos silvicultura preventiva.
Área de Integração - Desenvolvimento Sustentável

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a floresta quer ajudar as invasoras vai
ter de erradicar!

Póster digital (PDF):