Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
A importância da Biodiversidade nos diferentes ecossistemas

Breve descrição da ação:
Este trabalho desenvolveu-se ao longo do ano integrando um conjunto de ações cujo objetivo foi sensibilização dos alunos para a importância da Biodiversidade nos diferentes ecossistemas, como a devemos preservar e como podemos contribuir para a preservar

Intervenientes:
Alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos.

Data de realização:
Estas ações desenrolaram-se ao longo do ano

Local de realização:
Escola, Ribeira da Milheiriça e Rio Alviela

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Esta ação refletiu um trabalho final que consistiu na construção de hotéis para insetos nos espaços verdes da mesma e na sensibilização da não poluição da Ribeira que passa junto à escola.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A ação desenrolou-se por várias etapas:
- Aula na natureza junto do Rio Alviela que teve como objetivo a observação da paisagem e a identificação da fauna e flora do local;
- Visita de estudo ao Oceanário com o objetivo da observação da Biodiversidade no meio aquático;
- Aula na natureza na Ribeira da Milheiriça, junto à escola, com objetivo de observação do grau de poluição, através de recolha de amostras, e a biodiversidade existente no local;
- Elaboração de cartazes sobre a Biodiversidade e importância de a preservar e protejer;
- Palestra sobre Polinizadores e a sua importância nos ecossistemas;
- Construção dos hotéis para insetos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os principais resultados foram a tomada de consciência e responsabilização pela importância da Biodiversidade e a sua preservação.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Utilizamos diferentes fontes de pesquisa, desde sites, informação consta dos manuais escolares de ciências naturais, informação nos sites de locais a visitar, a autarquia e a Quercus.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este trabalho foi feito em articulação com os conteúdos curriculares da disciplina de ciências naturais e físico-química nos diferentes anos letivos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Proteger e preservar é o que está a dar

Póster digital (PDF):