Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio Novo da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Controlo de Invasoras - Corte de Plumas de Erva das Pampas

Breve descrição da ação:
O programa eco-escolas, em parceria com a disciplina de Geografia do 7.ºano, colocou as mãos à obra e realizou uma ação de controlo de uma espécie invasora. Aproveitamos a nossa saída de campo de Geografia e removemos plumas de erva - das - Pampas para evitar que se espalhem mais.

Intervenientes:
Alunos do 7.ºano de Geografia, Equipa Eco_escolas Grupo de Cidadania 7.ºano

Data de realização:

Local de realização:
Local próximo do Colégio Novo da Maia

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
sensibilização do que é uma espécie invasora e o que cada cidadão pode fazer para controlar- Ciência Cidadã

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - agendamento e planificação com as disciplinas intervenientes
2 - contextualização teórica nos conteúdos de geografia/cidadania
3 - implementação da ação
4 - divulgação da mesma e campanha de sensibilização

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Cada pluma tem muitos milhares de sementes. Basta fazer as contas: milhões de sementes em cada planta deste tamanho!!
Se têm destas plantas nos vossos terrenos ou jardim ARRANQUEM OU CORTEM AS PLUMAS O QUANTO ANTES!
Usem mangas compridas, calças e luvas porque elas cortam bastante!! Enterrem as plumas bem fundo, ou guardem em sacos até apodrecer ou perder viabilidade (mais de 1 ano), ou queimem em forno fechado. Não deixem as plumas a dispersar sementes no local! Não usem esta planta para decorações.
Mais info sobre a espécie:http://invasoras.pt/gallery/cortaderia-selloana/
Parabéns aos alunos pela sua ação e entusiasmo que visa sem dúvida a preservação da biodiversidade.
O CNM continua a assim a valorizar o papel que a Educação Ambiental tem na educação dos dias de hoje, uma vez que permite criar nos alunos conhecimentos, ferramentas e ações que levam a um Futuro e Mundo melhores.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Paisagens - Geografia
Cidadania

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Plumas terás de Cortar para sementes não espalhar

Póster digital (PDF):