Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Infanta Dona Mafalda (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação de Limpeza e Monitorização do Rio Tinto

Breve descrição da ação:
Os alunos da turma 9I adotaram um troço do Rio Tinto, próximo da escola, dando continuidade ao Projeto Rios. Os objetivos principais da intervenção foram os seguintes: conhecer a biodiversidade local, através da caracterização de um ecossistema fluvial próximo da escola; intervir diretamente na salvaguarda de um ecossistema, através de duas ações cívicas de limpeza do leito do rio e das suas margens. Após familiarização com os procedimentos de recolha de dados e pesquisa sobre a problemática da poluição que afeta o Rio Tinto, nas duas saídas de campo realizadas (a 17 de fevereiro e 5 de maio de 2023), os alunos procederam à monitorização (inverno e primavera) e limpeza do ecossistema fluvial. Recolheram muitos quilogramas de resíduos, de diversas categorias (como plásticos, papel, cerâmica, entulho, beatas, vidro, entre outros) que foram encaminhados para reciclagem, nos casos aplicáveis. Preencheram fichas de monitorização dos dados recolhidos. Finalmente, em trabalho de grupo, elaboraram pósteres sobre a temática em análise.

Intervenientes:
Alunos da turma 9I e Professores de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia.

Data de realização:
17 de fevereiro e 5 de maio de 2023

Local de realização:
Troço do Rio Tinto (500 m), localizado próximo da Escola EB23 Infanta D. Mafalda, com as coordenadas 41.184744, -8.554102.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Durante as saídas de campo, os alunos identificam alguns seres vivos que integram a biodiversidade local, utilizando chaves de identificação fornecidas pelo Projeto Rios. A presença de determinados tipos macroinvertebrados, auxiliou-os, por exemplo, na monitorização da qualidade biológica do Rio Tinto, concluindo que o estado do Rio é influenciado pelo seu grau de poluição. As ações de limpeza levadas a efeito no leito e margens do Rio permitiram melhorar as condições ambientais e prevenir impactes negativos a nível da comunidade biótica local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
As etapas do projeto foram as seguintes:
1)identificação do problema investigar, em consonância com o preconizado nos Objetivos 6 e 13 de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
2) planificação das saídas de campo, tendo por base os protocolos fornecidos pelo Projeto Rios e gizando a logística necessária para recolha de lixo nas margens do rio;
3) desenvolvimento/execução das saídas de campo (recolha de parâmetros para caracterização do Rio Tinto e limpeza das suas margens;
4) elaboração de pósteres sobre a temática.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos recolheram muitos quilogramas de resíduos, que foram separados e encaminhados para reciclagem, nos casos aplicáveis, permitindo limpar uma parte considerável do troço de rio adotado. Também tiveram oportunidade de comparar as alterações verificadas em diversos parâmetros do rio, como a temperatura, pH, erosão das margens, velocidade da corrente, permitindo classificar o estado geral do Rio Tinto. Tomaram consciência que a proteção do Rio poderia ajudar a melhorar os seus parâmetros físico-químicos e a revitalizar a fauna e flora existentes. Os alunos compreenderam ainda que a sustentabilidade e a qualidade de vida e bem-estar são indissociáveis da preservação e recuperação dos ecossistemas.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável https://ods.pt/
Projeto Rios https://aspea.org/index.php/pt
Eco-Escolas https://ecoescolas.abae.pt/
https://www.jpn.up.pt/2007/04/04/poluicao-no-rio-tinto-e-um-problema-com-decadas/
https://umolharsobreriotinto.wordpress.com/

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho desenvolvido encontra-se em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente com os princípios do “Saber”, “Aprendizagem” e “Sustentabilidade”, pautando-se pelos valores de Cidadania e Participação, enfatizando as áreas de competências de “Bem-estar, Saúde e Ambiente” e “Saber Científico, Técnico e Tecnológico”.
Foi realizada articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Segue o teu instinto e preserva o Rio Tinto!

Póster digital (PDF):