Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Preservar e Regenerar a Biodiversidade na Escola Secundária de Alfena

Breve descrição da ação:
Ao longo dos anos o clube Ciência Viva da nossa Escola em parceria com o projeto Eco-Escolas e as disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia tem desenvolvido várias ações de intervenção no espaço exterior da escola que visam a preservação e a divulgação da biodiversidade local. São exemplo disso as ações de plantação de árvores autóctones, os trabalhos de remoção de invasoras, a manutenção dos espaços verdes da escola com recurso à flora espontânea local atraente para insetos polinizadores, a instalação de caixas ninho para aves e a manutenção do charco. A seleção de uma única ação para a participação neste desafio lançado pela Eco-Escola torna-se bastante redutora pelo que optamos por divulgar a nossa intervenção de uma forma geral.

Intervenientes:
As ações são dirigidas a todos os alunos da escola, desde o 8.º ao 12.º ano bem como a toda a restante comunidade educativa.

Data de realização:
Ao longo de todo o ano letivo.

Local de realização:
Espaço exterior da Escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As intervenções que têm sido efetuadas ao longo dos anos na escola secundária de Alfena têm comtemplado sempre duas vertentes: por um lado o respeito pela biodiversidade local e a sua proteção, fazendo do espaço exterior da escola uma continuidade do ecossistema da região (parque das Serras do Porto); por outro, a educação ambiental com a sensibilização dos nossos alunos para o respeito e preservação do ambiente natural que os rodeia.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O Clube Ciência Viva e as disciplinas de Ciências Naturais 8, Biologia e Geologia 10 e 11, Biologia 12 e Geologia 12, ao longo do ano em contexto de clube ou em contexto de aula no exterior desenvolvem as ações anteriormente descritas. Quando as condições meteorológicas o permitem e ocorre uma articulação com os conteúdos lecionados no momento, os professores e alunos deslocam-se para o espaço exterior e realizam as ações que pode incidir na manutenção do charco com trabalhos de proteção de tela, na remoção de plantas que proliferaram em excesso, na colocação de ninhos, na remoção de plantas invasoras dos jardins da escola, na recolha de sementes, na plantação de espécies autóctones.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com estas ações conseguimos ter na escola um considerável número de árvores autóctones, jardins com vegetação espontânea que atrai polinizadores, um número crescente de aves que fazem das árvores da escola o seu habitat, um charco que constituiu fonte de alimento e refúgio para numerosas espécies, onde se pode observar representantes de anfíbios locais, macroinveretebrados, protozoários e plantas aquáticas. É nosso objetivo, também, ter uma comunidade educativa informada e consciencializada para a necessidade de preservar e respeitar a biodiversidade local.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/index.php?accao=showresources
https://www.100milarvores.pt/participar-a-natureza-e-a-melhor-sala-de-aula-2022-2023
https://www.aspea.org/index.php/pt/repositorio-ea/bibliografia-ea
https://quercus.pt/
https://www.fapas.pt/

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Aprendizagens essenciais 8.º ano CN – Domínio Sustentabilidade na Terra
Aprendizagens essenciais 10.º ano BG – Domínio Biodiversidade
Aprendizagens essenciais 11.º ano BG– Domínio Sistemática dos Seres Vivos
Aprendizagens essenciais 12º. ano GEO – Domínio A Terra Ontem, Hoje e Amanhã
Aprendizagens essenciais 12.º ano BIO – Domínio Preservar e recuperar o ambiente

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar a biodiversidade é garantir um futuro sustentável para todos

Póster digital (PDF):