Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Ação pelos rios

Breve descrição da ação:
A “Ação pelos rios” seguiu uma metodologia de sensibilização de educação-ação para a sustentabilidade através da limpeza aos rios e ribeiras que atravessam a cidade do Porto, pretendendo o Município em parceria com a Escola Carolina Michaëlis reforçar junto da comunidade escolar, a importância de valorizar e proteger estes recursos hídricos, assim como os ecossistemas ribeirinhos e a sua compatibilização em contexto urbano.
Constituíram-se como objetivos desta ação:
- valorizar os rios e as ribeiras como um importante recurso dos e para os ecossistemas;
- conhecer cuidados a ter na preservação dos rios e das ribeiras;
- refletir sobre a experiência de limpeza dos rios e ribeiras;
- reconhecer os contributos de atitudes individuais para a qualidade da água;
- implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade;
- desenvolver atitudes de cooperação e partilha pelos alunos.

Intervenientes:
A “Ação pelos rios” foi promovida pela Divisão Municipal de Gestão Ambiental (DMGA), em articulação com as Águas e Energia do Porto, a Porto Ambiente, o Batalhão de Sapadores Bombeiros, a Polícia Municipal. Nesta ação concreta participaram técnicos da empresa “Águas e Energia do Porto” responsáveis pelo “Pavilhão da Água” da cidade do Porto, técnicos da Câmara Municipal do Porto (CMP), guarda-rios da CMP, vinte alunos da turma CT1 do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis e a professora d

Data de realização:
A ação de recolha e separação de resíduos no rio Tinto decorreu no dia 25 de maio de 2023.

Local de realização:
Rio Tinto sito no Parque Oriental Local da atividade – Rio Tinto Coordenadas localização: 41.15220665308838, -8.57218367628464

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A “Ação pelos rios” mostrou-se uma ação de limpeza de rios estruturada e que cumpriu com todas as regras de segurança e autorizações, o que contribuiu para o sucesso do trabalho de recolha e separação de resíduos realizado pelos alunos, e facilitou a sua adesão.
A importância da implementação deste tipo de ações é referida em estudos recentes, encontrados durante a pesquisa que foi feita pelos alunos, e que demonstram que os cursos de água que contêm maior quantidade espécies têm água de melhor qualidade do que aqueles que contêm menor diversidade de espécies. A maior parte destas espécies são microrganismos, como por exemplo algas, e invertebrados que incorporam no seu organismo partículas de poluição. Quanto maior o número de espécies, cada uma com um habitat e uma ação especificamente diferentes, mais eficaz se torna a “limpeza” da água e, consequentemente a valorização da sua qualidade.
Além do contributo da biodiversidade aquática para a qualidade da água, cada organismo encontra-se integrado num ecossistema desempenhando aí uma função que contribui para o equilíbrio desse ecossistema. Uma vez que os organismos interagem em ecossistemas dinâmicos, o desaparecimento de uma das espécies pode impactar de forma considerável e negativa a cadeia alimentar e romper o equilíbrio desse ecossistema, o que também terá consequências para a humanidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A ação de recolha de resíduos dos rios e ribeiras foi precedida de uma sessão de apresentação que teve lugar na escola, no dia 12 de maio, para reflexão sobre a problemática dos resíduos. Nesta sessão foi dado a conhecer aos alunos o Ciclo Urbano da Água, o modo como é feita a gestão/proteção dos rios e ribeiras urbanas e o Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA). Posteriormente a esta ação os alunos pesquisaram em sites disponibilizados pela coordenadora do Projeto Eco-Escolas, sobre aspetos relacionados com a importância da biodiversidade aquática na qualidade da água e no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
No dia 25 de maio foi concretizada a “Ação pelos rios” cuja a organização da atividade de recolha de resíduos contou com a ajuda dos guarda-rios da Empresa Municipal Águas e Energia do Porto. Chegados ao Parque Oriental, junto do rio Tinto, foram distribuídos aos alunos, já organizados em grupos, luvas e sacos de diferentes cores para que os resíduos recolhidos fossem logo ali separados. Seguidamente, foi feita uma apresentação do plano de ação durante a qual foi salientado a importância deste tipo de atuação por parte dos cidadãos e foram apresentados os guarda-rios que iriam apoiar os alunos na realização da recolha de resíduo. Deu-se então início à ação de recolha de resíduos propriamente dita, que culminou com a pesagem dos resíduos recolhidos. Apurou-se então que os alunos envolvidos na ação realizaram a recolha de 10 kg de resíduos.
Após a atividade de recolha de resíduos no rio Tinto, foi realizada outra sessão na escola para análise e tratamento dos dados recolhidos (quantidade de resíduos, tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos…), debate sobre o tema e definição de estratégias de comunicação/ação para envolvimento da escola e comunidade. Optou-se pela edificação de um poster para submeter a concurso ao desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” que se passou a edificar com os alunos e a professora de Biologia e Geologia e é simultaneamente a coordenadora do Projeto Eco-Escolas. O referido poster vai ser exposto no Cantinho Eco-Escolas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Do ponto de vista prático, os alunos envolvidos na “Ação pelos rios” realizaram a recolha e a separação de 10 kg de resíduos do rio Tinto. Por outro lado, foi criada a oportunidade de refletiram sobre o Ciclo Urbano da Água, o modo como é feita a gestão/proteção dos rios e ribeiras urbanas e o Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA), o que ampliou o seu conhecimento sobre estas questões e os sensibilizou sobre a importância da água. Antes e depois da ação no terreno, os alunos desenvolveram competências de pesquisa, análise e síntese a propósito de aspetos relacionados com a importância da biodiversidade aquática na qualidade da água e no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e a forma como tal está plasmada nos ODS 13, 14 e 15. Por fim puderam integrar no conhecimento instrucional teórico uma componente de ação prática que torna mais robusta a edificação dos seus conhecimentos sobre a importância da biodiversidade e da água e das interações entre ambas.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.icnf.pt/oquefazemos/materiaisinformativoseeducativos/biodiversidade
https://ods.pt
https://www.aguasdoporto.pt/ribeiras/biodiversidade
https://noticias.uc.pt/artigos/estudo-revela-niveis-preocupantes-de-degradacao-dos-rios-em-todo-o-mundo/
https://www.natureza-portugal.org/o_que_fazemos_222/agua_/
https://conselhonacionaldaagua.weebly.com/uploads

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho articulou-se com as seguintes Aprendizagens Essenciais/Aprendizagens Transversais:
- Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
- Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A água é como a tua casa quanto mais limpa melhor, por isso vamos limpar os rios e as ribeiras do Porto.

Póster digital (PDF):