Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ação realizada:
Espaços Exteriores - Biodiversidade: Preservar e Regenerar
Breve descrição da ação:
No início deste ano letivo foi-nos proposto recuperar uma parte do terreno localizado numa esquina do confinamento do Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais (JPAM) da nossa escola, cuja área é: 2,70m2 da área total do do jardim que é de 7m2.
Intervenientes:
Os elementos do grupo: Guilherme Camacho, nº9; Lourenço Freitas, nº14 e Pedro Góis, nº20. Além do grupo responsável, a maioria dos colegas da turma (18) colaborou direta e indiretamente na concretização deste projeto Biodiversidade: Preservar e Regenerar, o terreno da esquina do Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais (JPAM).
Data de realização:
Início de fevereiro 2023 a maio de 2023
Local de realização:
Jardim (norte) da escola, mais precisamente no Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais (JPAM), na extremidade do terreno, que termina em forma de triangulo.
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Com esta ação podemos melhorar o aspeto geral de toda a área do JPAM, além das plantas que já lá existiam, aumentamos a variedade com a plantação de espécies nos viveiros (aromáticas, exóticas e algumas nativas). Recuperamos alguns abrigos já destruídos pelo tempo e condições adversas do meio (chuva, vento, quedas) e construímos um novo abrigo. Plantamos duas espécies arbóreas (um loureiro uma oliveira). Construímos um minhocário e recuperamos outro que estava inativo. O mesmo foi feito com os dois compostores que lá existiam. Acreditamos aumentar a biodiversidade micro e macrobiota, e reutilizar os resíduos orgânicos através dos dois processos de transformar a matéria orgânica. Reduzir o lixo inorgânico no local. No terreno da recuperação existe uma pequena estrutura feita em forma de casa com duas águas, feita de betão, mas sem telhado, cuja função era deitar resíduos do jardim amontoados (podia servir de compostor, mas não tinha como retirar o composto), além do outro tipo de lixo vindo de fora e dentro da escola.
Aprendemos a identificar algumas plantas, a distinguir nativas, de exóticas e ainda invasoras, bem como identificar alguns pássaros através da sua vocalização.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O trabalho de espaços exteriores, Biodiversidade: Preservar e Regenerar teve início em fevereiro, pela razão de aquele pedaço de terreno estar a funcionar como ponto de depósito de diferentes tipos de resíduos, quer do lado de fora da escola quer dentro da escola. Além disto, foi feito como trabalho prático, nas disciplinas da componente técnica do nosso curso Qualidade Ambiental (QUAM), Gestão de Resíduos Sólidos Águas e Ambiente (GRSAA), Conservação da Natureza (CN) a criação de viveiros, abrigos para insetos e aves e outros seres vivos, a manutenção e a construção de outro minhocário, a criação e a manutenção dos compostores da escola, desde o início do ano letivo. Em 20 de março, iniciamos o trabalho de limpeza do terreno, com o objetivo de preservar e regenerar até 22 de maio, dia da Biodiversidade. Depois da limpeza, organizamos o espaço, construindo uma parede, depositando algum composto e misturando com a terra ali existente. Em 27 de março plantamos espécies ornamentais (manhãs-de-páscoa), aromáticas (alfazemas, alecrim, funcho, mentas) e uma figueira para servir de alimento aos animais que escolham viver neste jardim.
No dia 24 de abril, foi feita a remoção de ervas daninhas, que haviam aparecido durante a interrupção da Páscoa, plantamos mais espécies aromáticas e fizemos a rega manual, uma vez que o sistema de rega não chega aquela ponta do terreno.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com esta ação podemos melhorar o aspeto geral de toda a área do JPAM, além das plantas que já lá existiam, aumentamos a variedade com a plantação de espécies nos viveiros (aromáticas, exóticas e algumas nativas). Recuperamos alguns abrigos já destruídos pelo tempo e condições adversas do meio (chuva, vento, quedas) e construímos um novo abrigo. Plantamos duas espécies arbóreas (um loureiro uma oliveira). Construímos um minhocário e recuperamos outro que estava inativo. O mesmo foi feito com os dois compostores que lá existiam. Acreditamos aumentar a biodiversidade micro e macrobiota, e reutilizar os resíduos orgânicos através dos dois processos de transformar a matéria orgânica. Reduzir o lixo inorgânico no local. No terreno da recuperação existe uma pequena estrutura feita em forma de casa com duas águas, feita de betão, mas sem telhado, cuja função era deitar resíduos do jardim amontoados (podia servir de compostor, mas não tinha como retirar o composto), além do outro tipo de lixo vindo de fora e dentro da escola.
Aprendemos a identificar algumas plantas, a distinguir nativas, de exóticas e ainda invasoras, bem como identificar alguns pássaros através da sua vocalização.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Bibliografia/Webgrafia
- Carolina Bianchi/Vídeo ABAE
-Workshop 6 Compostagem com minhocas na escola
- 09/02/2022
- Youtube
- https://www.youtube.com/watch?v=woZZhc0fRds (04/05/2023)
Quintal, R. Laurissilva, A Floresta da Madeira, Edição: Editorial Correio da Madeira. Lda., Funchal, 2ª Edição: setembro de 1996.
Quintal, Raimundo. (2023) Jardins Uma planta, uma história Dragoeiro [em linha] Disponível em: (https://revistajardins.pt/planta-historia-dragoeiro/) [consultado em 02de abril 2023].
Vale, Fátima e Fonseca Rafael, (2011/2012) O Jardim Indígena da Escola Secundária Jaime Moniz, [em linha] Disponível em:
(https://issuu.com/olyceu/docs/jardim_indigena_2012) [consultado em 02de abril 2023]
Braga, Cristina (2012) Árvores Dragoeiro - dracaena draco, [em linha] Disponível em: (https://www.floresefolhagens.com.br/dragoeiro-dracaena-draco/) [consultado em 03de abril 2023]
Botelho, Fernanda. (2023) Jardins DRAGOEIRO: A ÁRVORE DO SANGUE DE DRAGÃO, [em linha] Disponível em: (https://revistajardins.pt/dragoeiro-arvore-do-sangue-dragao/) [consultado em 04de abril 2023]
Oliveira, Paulo e Menezes Dília, (2004) “Aves do Arquipélago da Madeira”, Funchal, Edição Serviço do Parque Natural da Madeira, Arquipélago Verde Produtos promocionais Lda. [em linha] Disponível em:
(https://ifcn.madeira.gov.pt/images/Doc_Artigos/Divulgacao/publicacoes/livros/Aves_do_Arquip%C3%A9lago_da_Madeira.pdf) [consultado em 04de abril 2023]
https://ifcn.madeira.gov.pt/images/Doc_Artigos/Divulgacao/publicacoes/livros/Aves_do_Arquip%C3%A9lago_da_Madeira.pdf
Diogo, Silvia. Portugal num mapa. (2018) Cantos populares madeirenses I [em linha] Disponível em: (https://www.portugalnummapa.com/cantos-populares-madeirenses/)
[consultado em 04de abril 2023]
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Disciplinas: Gestão de resíduos sólidos águas e ambiente, Conservação da Natureza, Qualidade Ambiental e respetivos professores: Nivalda Pereira, António Freitas, Maria Campanário. do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6, e outros professores tais como Elisa Simão envolvendo os colegas da turma, alguns elementos da comunidade escolar
Gestão de Resíduos Sólidos Águas (GRSAA)
Agricultura sustentável/Ecossistemas sustentáveis
Gestão de resíduos e destino final/ reciclar orgânicos e separar sólidos
Tecnologias de tratamento de águas/ reaproveitamento das águas não tratadas
Atmosfera e qualidade do ar/ + plantas, melhor qualidade do ar e da atmosfera
Qualidade Ambiental (QA)
Solos/ Cuidar dos solos
Energia e alterações climáticas/ formas de mitigar o Aquecimento Global
Estratégias de conservação da natureza/ Conhecer para Preservar
Educação e animação ambiental/ Atividade praticas de Educação Ambiental
Ordenamento do território - variáveis biofísicas /Organizar a ocupação antrópica e deixar espaços para as outras formas de vida.
Ordenamento do território - variáveis da atividade humana / atividade humana de forma equilibrada e sustentável
Conservação da natureza
O planeta e o Homem /Aprendemos que para cuidar do planeta o homem tem de ter um papel fundamental em conservar, preservar a Natureza.
Ecologia geral/Estudamos a relação dos seres vivos, com o meio natural, tendo consciência que os humanos destroem, desperdiçam recursos naturais do qual ele depende.
Recursos hídricos qualidade da água/Aprendemos que para existir uma boa qualidade de vida é necessário, qualidade de água, se esta estiver contaminada toda a vida é afetada.
Recursos florísticos, Recursos florestais, Recursos faunísticos, onde contactamos diretamente com a floresta nativa e podemos reconhecer melhor estes recursos locais.
Intervenção sobre o território - somos da opinião que as entidades responsáveis pelo ordenamento do território devem promover o desenvolvimento da construção, mas de forma sustentável e com espaços verdes, o que melhora a qualidade do ar, das águas, do solo e da vida em geral.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar os Ecossistemas é Proteger a Biodiversidade
Póster digital (PDF):