Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação pelos Rios

Breve descrição da ação:
.Dado as inundações do passado mês de janeiro, as nossas linhas de água, acabaram por ficar
bastante fragilizadas. Neste momento uma das maiores preocupações, é a recolha de resíduos sólidos (principalmente plásticos), que se encontram nas margens. Além do impacto visual, estes resíduos estão a prejudicar gravemente os ecossistemas.
O Laboratório da Paisagem, desafiou todas as Juntas de Freguesia, Brigadas Verdes/ Eco-Escolas e Defensores da Natureza, a participar numa série de ações de recolha de resíduos sólidos, junto às linhas de água.
No dia 14 de março comemorou-se o «Dia Internacional de Ação Pelos Rios», a ação de
sensibilização que envolveu os alunos da nossa escola.
O envolvimento da comunidade através da educação ambiental, é uma das principais causas
para a proteção das linhas de água. Despertando a responsabilidade coletiva e respeito
pelos rios, já que «os rios são de todos, e por todos devem ser preservados»

Intervenientes:
Alunos da Brigada Verde- Eco-Escolas da Escola Básica do Vale de S.Torcato;
Junta de Freguesia de S.Torcato;
Associação de pais da Escola Básica do Vale de S.Torcato.

Data de realização:
a Ação decorreu no dia 4 de março.

Local de realização:
Rio Selho em S.Torcato

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A exploração da área envolvente nas margens do rio Selho fez com que tivéssemos a perceção da quantidade de lixo que vai ter ao rio. Constatámos também que havia pouca vegetação autóctone. A quantidade de lixo depositada nos ecossistemas era de tal forma grande que tinha um impacto visual acentuado. Com esta iniciativa pretendeu-se consciencializar a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local; incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos, sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
No Clube Eco-Torcatinho e nas aulas de Ciências Naturais do 6.º ano, os alunos abordaram a poluição e tiveram a perceção que grande parte tem origem muito longe nos rios que posteriormente vão desaguar aos mares. A preocupação foi grande!
O primeiro passo foi colaborar com o Laboratório da paisagem da Junta de Freguesia e Associação de Pais de forma a envolver os alunos, que se quisessem juntar à iniciativa.
A Junta de Freguesia tratou de todas as diligências abrangidas pela ação, autorização aos donos dos terrenos envolvidos na ação de limpeza, divulgação do evento na freguesia para que a população local se juntasse à iniciativa e contactos com o Laboratório da Paisagem para a cedência de sacos do lixo e luvas.
A iniciativa foi noticiada pela Junta de Freguesia de S. Torcato pela Escola e pelo Laboratório da Paisagem.
O impacto da ação de limpeza foi incrível, mas só foi possível porque pais, alunos, professores e comunidade local se uniram com o mesmo propósito.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Na ação foi recolhido bastante lixo.
A envolvência da comunidade local em prol da Educação Ambiental.
Sensibilizar e incentivar a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais e para a mudança de comportamento.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/
https://www.google.com/maps
https://www.facebook.com/photo?fbid=5992962404121737&set=pcb.5992966877454623&locale=pt_PT
https://www.facebook.com/freguesiadestorcato/?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/page/103545276396725/search/?q=a%C3%A7%C3%A3o%20pelos%20rios&locale=pt_PT

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Esta atividade contou com a articulação do Programa Eco-Escolas, Clube Eco-Torcatinho e disciplina de Ciências Naturais.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
" Os rios são de todos, e por todos devem ser preservados".

Póster digital (PDF):