Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação de Propagação de Plantas Aquáticas com Estatuto de Conservação

Breve descrição da ação:
A ação desenvolveu-se no charco pedagógico, recentemente construído, no âmbito do projeto Ciência Viva na Escola e foi desenvolvida em duas fases.
Num primeiro momento, fez-se o reconhecimento das plantas e dos procedimentos/ cuidados para a sua adequada propagação no charco, após a sua transferência. Esta atividade decorreu na charca do Parque da Devesa no dia 24 de março de 2023, sob orientação do Jael Palhas, responsável pelo projeto pelas Charcas de Noé (1). Num segundo momento, que teve lugar no dia 19 de abril de 2023, procedeu-se à transferência das plantas para o charco da Escola Secundária D. Sancho I, sob orientação do Ecólogo Vasco Flores Cruz dos Serviços Educativos do Parque da Devesa. Foram várias as espécies transferidas, cujo desenvolvimento está a ser monitorizado.
Com esta ação, pretende-se incrementar o estado de conservação dos ecossistemas de zonas húmidas, em geral e, em particular, de plantas aquáticas raras e ameaçadas que depois de desenvolvidas, poderão ser propagadas em novos charcos que surgirão, certamente, depois deste espetacular desafio.

Intervenientes:
Projeto "Charcas de Noé" (Jael Palhas);
Serviços Educativos do Parque da Devesa (Vasco Flores Cruz) - Município de vila Nova de Famalicão;
Clube Ciência Viva na Escola;
Articulação com diversas disciplinas (Ciências Naturais , Físico-Quimica e Cidadania e Desenvolvimento (3º ciclo) e Biologia 12º ano.

Data de realização:
24/03/2023 e 19/04/2023

Local de realização:
Charco pedagógico

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
É sabido que os ecossistemas de zonas húmidas estão em franco declínio assim como a biodiversidade associada e Vila nova de Famalicão não é exceção.
Com o objetivo de reverter esta situação, a escola D. Sancho I decidiu desenvolver ação de propagação de plantas aquáticas tendo em vista a recuperação e preservação de espécies rara ou ameaçadas. Pretende-se replicar esta ação, noutros charcos que poderão surgir, depois da participação dos alunos nesta fantástica experiência.
Para além disso, a comunidade vegetal do charco é fundamental para o suporte a outras espécies, nomeadamente a aves, insetos e anfíbios, que já se observam em grande quantidade. Foram registadas pelos alunos a presença de libélulas (Crocothemis erythraea), rã-verde (Pelophylax perezi) e aves como o chapim- carvoeiro (Periparus ater), cuja nidificação os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar. Muitas outras espécies de invertebrados foram registas durante a monitorização da biodiversidade do charco. Acresce o facto de charco, intencionalmente, se localizar próximo da horta pedagógica, constituindo um apoio importantíssimo aos polinizadores, tão importantes para as culturas.
um charco é um ponto chave para a vida de muitas espécies em ambiente urbano e o seu impacto vai muito além dos seus limites.
Para além da comunidade de seres vivos que fazem do charco o seu lar,existe um sem número de outros animais que usam a água do charco para beber, para se lavarem e refrescarem, para se alimentarem ou mesmo para usos menos esperados como as andorinhas que usam a lama das margens para fazer os seus ninhos. a valorização destes habitats por parte do município e diferentes instituições de ensino (existem outros charcos na cidade) resulta numa rede de charcos distribuídos pelos espaços verdes da cidade e recintos escolares que funcionam como "Stepping stones" permitindo o fluxo de biodiversidade entre eles e que se estabeleçam espécies com necessidades ecológicas mais exigentes.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Embora esta ação, "Propagação de Plantas aquáticas" em particular, se tenha desenvolvido em duas fases, houve outras ações que a antecederam e que tiveram muita importância na contextualização e sensibilização dos alunos para o tema:
1a Ação - Construção do Charco Pedagógico - da responsabilidade do Clube Ciência Viva na escola - novembro/janeiro 2023;
2a Ação - Comemoração do “Dia das zonas Húmidas”, com uma intervenção do Ecólogo Vasco Flores Cruz (serviços Educativos do Parque da Devesa) - 2 fevereiro 2023;
3a Ação- Propagação de Plantas Aquáticas:
1a Fase - sob a orientação de Jael Palhas (Charcas de Noé), com o objetivo de conhecer as diversas plantas e as condições particulares de propagação;
2a Fase - Transferência das plantas para o Charco pedagógico da escola D. sancho I, momento que os alunos puderam identificar os diferentes exemplares que “plantaram” no charco.
Atualmente, está a se feita a monitorização do desenvolvimento das diferentes plantas, assim como de toda a comunidade de seres vivos.
Publicações associadas
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Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com esta ação, foi possível "plantar" no charco 8 espécies, 4 das quais com estatuto de conservação, incluindo um endemismo ibérico.
nenúfar -anão (Nynfoides peltata) - Criticamente em perigo (CR); espiga-de-água-do sul (Potamogeton schweinfurthii) - Vulnerável (VU); limo-mosquiteiro (Utricularia australis) - Vulnerável (VU); baldélia alpestre; (Baldellia alpestris) - NT (Quase ameaçada), constiuíndo um endemismo Ibérico (IB); e um conjunto de outras plantas que são comuns como: ludevígia-dos- pauís (Ludewigia palustris); beldroega-de-água (Lytrum portula) lírio-amarelo-dos-pântanos (Iris pseudacorus); salgueirinha (Lytrum salicaria)
Os alunos tiveram oportunidade de identificar as espécies com recurso a guias de identificação fornecidos por Jael Palhas do projeto Charcas de Noé e com recurso a pesquisa em sites da especialidade. No final, ficaram a conhecer conceitos associados à preservação da biodiversidade, assim como projetos nacionais e os seus responsáveis, como é o caso do "Charcas de Noé".
Neste momento, o charco da D. Sancho I faz parte de uma "rede de berçários" de plantas raras ou ameaçadas, e propõe-se a replicar esta ação por outros charcos, rios e ribeiros.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
1-https://www.icnf.pt/biodiversidade/uniaoeuropeiaeambitointernacional/convencaoramsar
2- https://www.ambientemagazine.com/esac-ipc-desenvolvem-projeto-com-vista-a-conservacao-das-plantas-
2-https://www.unep.org/news-and-stories/press-release/new-un-decade-ecosystem-restoration-offers-unparalleled-opportunityaquaticas-raras-e-ameacadas/
3- https://flora-on.pt/
4- Guias de identificação fornecidos por Jael Palhas (Charcas de Noé)

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foram vários as disciplinas que tiveram oportunidade de participar: Disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Físico-química e Biologia 12ºano. - Turmas 702/ 805/ 804/904/905/906/1202.
Ciências Naturais, nos conteúdos de funcionamento, preservação e recuperação de ecossistemas; em Físico-química, enquadrado nos conteúdos das propriedades/parâmetros fisico-químicos da água da água.
Os alunos participaram durante as aulas das diversas disciplinas envolvidas, mas também em períodos de atividades extracurriculares no âmbito do Clube Ciência Viva e Eco-escolas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar a Biodiversidade é a nossa cena!

Póster digital (PDF):