Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Criação de um jardim de polinizadores; construção do “Hotel das Abelhas”

Breve descrição da ação:
Como nos jardins do Jardim-Escola há muito insetos, e as abelhas são muito importantes para o nosso Ecossistema, o Bibe Amarelo, em conselho de turma, resolveu criar um Hotel para as abelhas e colocá-lo num local onde elas visitam o rosmaninho e a alfazema (jardim polinizador) diariamente.
Pedimos ajuda ao Professor Jorge (Educação Física) para a sua construção com madeiras à procura de uma nova vida.

Intervenientes:
Crianças do Bibe Amarelo (Pré-Escolar)

Data de realização:
mês de maio

Local de realização:
Jardins do Jardim-Escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- As abelhas são cruciais para a preservação do equilíbrio ecológico, constituindo ainda elementos fundamentais para a biodiversidade. É que, sem abelhas, as plantas selvagens não seriam polinizadas, o que reduziria a variedade de espécies que encontramos nos nossos campos de cultivo, parques e jardins;
- Contribuem para a manutenção e sustentabilidade da vida no Planeta;
- As abelhas funcionam como uma espécie de indicador do estado do meio ambiente.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.ª Etapa
Diálogo em conselho de turma.
Leitura de livros sobre as Abelhas.
2.ª Etapa
Manutenção das floreiras existentes.
Criação do jardim polinizador vertical.
Criação de bebedouros para insetos.
3.ª Etapa
Construção do “Hotel das Abelhas”
Visitas regulares.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Consciencialização ambiental;
- Conhecimento e identificação de espécies da abelha e da sua importância para o Ecossistema;
- Desenho à vista do inseto;
- Promoção da leitura sobre a temática;
- Embelezamento da escola.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Começa com uma Abelha de Aimee Gallagher, Fábula
A Abelha, Isabelle Arsenault e Kirsten Hall, Orfeu Negro
Ecoescolas.abae.pt
Quercus.pt

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ecossistemas e conservação da Natureza. Promoveu-se a consciencialização sobre a importância da conservação da biodiversidade, através de práticas sustentáveis.
Linguagem Oral: exploração de várias histórias relacionadas com o tema, que levaram à aquisição de vocabulário específico (abelha-rainha, colmeia, néctar, recolha do pólen, mel, etc).
Matemática: observação dos insetos visitantes do hotel e sua contagem.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“A abelha riscada, anda sempre atarefada… sai da sua colmeia e faz o seu caminho, pousando em todas as flores, para fazer o mel dourado e docinho!”

Póster digital (PDF):