Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Largada de trutas “Fário” no rio Freixieiro

Breve descrição da ação:
O Município de Celorico de Basto juntou-se ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto (Escola Básica e Secundária) e, em sintonia, procederam ao repovoamento piscícola do Rio Freixieiro com trutas, numa altura em que a existência das trutas se verifica ameaçada quer pela seca quer pela poluição.
“As políticas ambientais são cada vez mais urgentes, sentimos diariamente que as mudanças climáticas que se fazem sentir são causadores de múltiplos estragos nos nossos ecossistemas, muitos deles irreversíveis. Hoje, fizemos o repovoamento da truta do rio Freixieiro, em tempos, este rio estava pleno deste peixe e hoje a espécie está ameaçada, é preciso alertar, e sensibilizar para as questões ambientais” disse o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira.

Intervenientes:
Alunos, Coordenadores do Eco Escolas, Vereador do ambiente da CMCB, Técnicos da CMCB e ICNF

Data de realização:
5 junho 2023

Local de realização:
Rio Freixieiro em Celorico de Basto (Parque do Freixieiro).

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Dar vida e aumentar a biodiversidade do parque do Freixieiro, onde corre o rio com o mesmo nome.
Mitigação de impactes causados por limpezas, obras hidráulicas em que houve perturbação dos habitats e, consequentemente, das populações piscícolas;
Recuperação de populações piscícolas após a eliminação ou atenuação de fatores que as afetavam, como alterações da qualidade da água ou dos habitats, ou a existência de barreiras físicas que impediam a circulação dos migradores;
Aumento das populações piscícolas de trutas num local em que, devido à procura elevada anos atrás por parte de pescadores, levou a uma diminuição e até em alguns lugar do rio Freixieiro à extinção da espécie.
Introdução de peixes em novas massas de água no percurso do rio Freixieiro com o objetivo de modificar a dinâmica populacional da espécie a repovoar, diversificar/aumentar os locais de oferta.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Identificação das razões que levaram à proposta desse mesmo repovoamento
Definição dos objetivos
Limpeza dos cursos onde se vai dar o repovoamento
Espaços a repovoar
Seleção da espécie a repovoar
Aquisição e transporte da truta
Seleção dos locais de repovoamento
Repovoamento – recorrendo a técnica especializadas para o efeito

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Depois de serem introduzidas as trutas nas linhas de água foi registado o nome dos locais repovoados e a quantidade largada em cada local.
Evitar a extinção da espécie;
Proteger as populações de trutas com períodos de defeso e zonas de pesca com restrições ou mesmo proibição de pescar,
Contribuir com práticas de monitorização e gestão que visem aumentar os efetivos de trutas na linha de águas corredias do rio Freixieiro.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram realizadas pesquisas pelos técnicos da parte ambiental da CMCB e pelos alunos do Clube Eco-Escolas no sentido de que o planeamento e execução da atividade corressem sem problemas.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais, Oficina de Espaços Verdes e Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente nos conceitos: Os seres vivos e a sua relação com o meio ambiente, recursos naturais/hídricos, preservação da natureza, educação ambiental, Sustentabilidade ambiental, ação climática (ODS 13) e Proteção da vida marinha (ODS 14).

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos dar Vida ao Freixieiro...

Póster digital (PDF):