Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ação realizada:
Criação de um charco “Charquinho das Ribeiras”
Breve descrição da ação:
No Dia Mundial da Árvore, a escola desafiou a
Junta de Freguesias a “oferecer-lhe” um charco. A sua presidente aceitou o
desafio e, muito rapidamente, vieram à escola escavar e preparar o terreno.
Feito o charco, só restava aos alunos encherem-no de água e deixarem que a
natureza acontecesse!
Intervenientes:
Turmas do 3ºAR/4ºAR: 44 alunos
Data de realização:
A partir de 21 de março (Dia Mundial da Árvore)
Local de realização:
O charco foi construído no recinto da EB das Ribeiras (Perafita), nas traseiras da biblioteca, onde há bastante vegetação e onde os alunos não costumam ir brincar durante os recreios.
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O principal objetivo com a implementação desta ação é a consciencialização
sobre a biodiversidade local e o desenvolvimento de boas práticas para a
conservação deste ecossistema. Também se pretende informar sobre a vida
que aqui se desenvolve (fauna e flora) e estimular para a consciência ecológica
e respeito pelo ambiente.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Antes do desafio ser lançado à Junta de Freguesia, os alunos já andavam a
trabalhar o assunto. Primeiramente, fizeram pesquisas para perceber o que era
efetivamente um charco.
De seguida, idealizaram o seu charco, criando um cartaz com várias espécies
de fauna e flora que se podem encontrar, usualmente, num charco.
No dia de Aulas ao Ar Livre, a turma deslocou-se até ao charco e observou
com microscópios portáteis alguns elementos já presentes no charco: plantas e
insetos. Registaram em folha própria as suas hipóteses assim como as
conclusões após observação, verificando se a realidade correspondia às suas
previsões.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com a criação do charco, os alunos entenderam a importância deste
ecossistema para a preservação da biodiversidade local.
Dia após dia, foram observando a chegada de novos “habitantes” ao charco.
Aprenderam a tratar dele, cuidando da sua manutenção e alertando os colegas
para a necessidade de o respeitar.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para implementar este projeto, os alunos pesquisaram em alguns sites. Ficaram a saber mais e, com a informação recolhida, elaboraram um texto-resumo da informação fundamental sobre este ecossistema.
https://charcoscomvida.ciimar.up.pt/charcos/importancia
https://lifecharcos.lpn.pt/ctm_intro.php
https://lifecharcos.lpn.pt/
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Para desenvolver este projeto, procurou-se trabalhar em interdisciplinaridade. A disciplina nuclear foi, sem dúvida, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, mas também foram desenvolvidas várias atividades no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio, Português, Matemática e Expressões artísticas.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Há vida no charco… mais do que imaginas!”
Póster digital (PDF):