Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves e casinha para alguns mamíferos.

Breve descrição da ação:
Durante o mês de maio, os alunos do 3º BP da Escola Básica de Perafita, mobilizaram-se em torno do tema “Biodiversidade” realizando diversas atividades em metodologia de grupos de trabalho.

Intervenientes:
Turma do 3º BP, professora titular de turma

Data de realização:
abril e maio de 2023

Local de realização:
Escola Básica Nº2 de Perafita

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os alunos realizaram pesquisas acerca dos animais que estão em perigo de extinção, a maioria destes bem conhecidos dos alunos, ficando muito alarmados com a possibilidade de desaparecerem para sempre. No seguimento destas pesquisas, construíram um cartaz com imagens de alguns destes animais e expuseram-no na escola para ser visto por toda a comunidade escolar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1ª- Visita ao Parque Biológico de Gaia.
2º- Trabalhos de projeto desenvolvidos em sala de aula no âmbito da biodiversidade animal e vegetal do parque.
2º Participação nas oficinas "Bioblitz" em Serralves.
3º- Trabalhos de pesquisa sobre identificação das principais causas da crescente diminuição de espécies vegetais e animais.
4º- Manifesto pela escola, sensibilizando toda a comunidade escolar com palavras de ordem e cartazes, bem como alguns debates nas diferentes turmas.
5º-Participação na atividade "Eco-código" da nossa escola, debruçando-nos sobre a proteção das espécies.
6º- Construção de um painel digital coletivo no âmbito das TIC.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As crianças têm manifestado diariamente muito entusiasmo e curiosidade ao observarem os comedouros, bebedouros e caixas ninho instalados nas zonas verdes da escola, na expectativa de aí encontrarem aves.
Sentimos que com estas ações as crianças perceberam o impacto negativo da intervenção humana na Natureza, tendo desenvolvido um olhar atento e uma postura mais ativa nas questões ambientais.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade; Motor de busca google.
Livros sobre a vida animal e preservação de habitats;
Participação nas atividades no âmbito do Bioblitz, tomada de conhecimento sobre a vida das aves, como cuidar, espécies migratórias. Workshop; Descobrir as árvores e arbustos de Serralves; Descobrir as aves de Serralves; À descoberta dos insetos em Serralves; As espécies da flora herbácea do Parque de Serralves.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Na área de estudo do meio em articulação com educação para a cidadania, os alunos realizaram pesquisas acerca dos animais que estão em perigo de extinção, a maioria destes bem conhecidos dos alunos, ficando muito alarmados com a possibilidade de desaparecerem para sempre. No seguimento destas pesquisas, construíram um cartaz com imagens de alguns destes animais e expuseram-no na escola para sensibilizar toda a comunidade escolar.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
É urgente amar a TERRA!
A ESCOLA serve de habitat a muitos seres vivos. Sê o melhor anfitrião!

Póster digital (PDF):