Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
URGE - Ação pelos rios

Breve descrição da ação:
No âmbito do programa Eco-Escolas, estudantes e profissionais docentes e não docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P.Porto), acompanhados por guarda-rios e representantes da Câmara Municipal do Porto e do Centro Azul da Bandeira Azul (Pavilhão da Água), participaram numa ação de sensibilização e educação para a sustentabilidade, através de limpeza de algumas zonas da ribeira da Granja. Esta atividade insere-se ainda no projeto de reabilitação de ribeiras do Porto.
Nesta atividade procedeu-se à recolha de resíduos encontrados nas margens da ribeira, bem como nos espaços de lazer adjacentes. No final da ação realizou-se a observação dos materiais recolhidos e procedeu-se à pesagem dos resíduos, terminando com uma reflexão sobre o impacto da sua presença na biodiversidade e na saúde, assim como na degradação ambiental das ribeiras da cidade.

Intervenientes:
Prof.ª Mariana Reimão
Diana Marques
Inês Amorim
Liliana Almeida
Cildia Munguambe

Data de realização:
23 de maio de 2023

Local de realização:
Ribeira da Granja, Porto

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ribeira da Granja é o maior curso de água que atravessa a cidade do Porto, com 6,5 quilómetros de extensão, apesar de 80% se encontrarem ainda entubados. As ações de limpeza visam, entre outros aspetos, preservar a vegetação e fauna autóctone, características da região, existente nas margens da ribeira e contribuir para a manutenção da boa qualidade da água. Desta forma, ações desta tipologia auxiliam na despoluição e requalificação das margens da ribeira, promovendo a criação e melhoria de habitats para vertebrados, peixes e anfíbios, por forma a fixar espécies nativas de fauna e flora potenciando a biodiversidade do território. A biodiversidade é o suporte para a existência de vida na Terra e diz respeito à variabilidade de espécies e habitats naturais existentes num território. Em contexto urbano, a manutenção da boa qualidade destes espaços, localizados em área permeáveis do tecido urbano, assume, por isso, especial relevância.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. Divulgação da atividade pelos membros do Concelho Eco-Escolas e pela comunidade escolar da ESS|P.Porto;
2. Constituição da equipa de trabalho;
3. Participação na ação de limpeza;
4. Observação e pesagem dos resíduos recolhidos;
5. Reflexão sobre as possíveis origens dos resíduos encontrados e impactos na biodiversidade.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Em resultado desta ação foi possível observar que junto aos locais de lazer das margens da ribeira os principais resíduos encontrados dizem respeito a beatas, garrafas de vidro e embalagens de bebidas. Junto às margens da ribeira os resíduos caracterizavam-se principalmente por têxteis, pedaços de madeira processada, cerâmica e plásticos de origens variadas. No total, foram recolhidos 3,5 kg de lixo indiferenciado, 2,1 kg de plástico, 2,5 kg de vidro e 1,9 kg de papel. Consideramos que a realização da ação terá um impacto positivo na área de intervenção, uma vez foi recolhida uma quantidade considerável de resíduos, sendo notória a melhoria do aspeto das margens da ribeira no final da ação.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Os estudantes e funcionário docente que tiveram uma participação ativa nesta atividade são da área técnico-científica (ATC) de Saúde Ambiental, da ESS|P.Porto. Nesta ATC existe a licenciatura de Saúde Ambiental, na qual foi possível enquadrar esta atividade, nomeadamente na unidade curricular (UC) de Vigilância Ambiental e Ocupacional (VAO). Nesta UC, os estudantes trabalham, entre outros aspetos, os principais ciclos biogeoquímicos (água, carbono, azoto, etc.), sendo aprofundado os impactes da poluição urbana e industrial na desregulação destes ciclos. Uma vez que os impactes ambientais da poluição são detalhadamente estudados ao nível dos impactes no ambiente (ex. biodiversidade, qualidade da água, qualidade do solo, qualidade do ar) e na saúde humana, foi possível fazer um enquadramento e articulação bastante positivo com a atividade realizada.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Para a biodiversidade preservar, a despoluir as margens das ribeiras vamos ajudar.

Póster digital (PDF):