Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
limpeza dos espaço exterior do recinto escolar, colocação de comedouros para pássaros, colocação de ecopontos nas salas de aula

Breve descrição da ação:
Selecionámos os espaços exteriores, e em conjunto, recolhemos os resíduos de plástico e papel. depois colocámos nos ecopontos que estão próximos da nossa escola.
Fizemos comedouros de pássaros para as nossas arvores e assim alimentarmos os nossos passarinhos.
fizemos uma pesquisa de algumas salas que não tinha ecopontos, pois tinham-se estragado, e voltámos a colocar novos.

Intervenientes:
7º ano turma B

Data de realização:
ao longo do ano letivo

Local de realização:
Ecola D. Maria II

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação de comedouros, a limpeza dos espaços exterior e sua manutenção e a colocação de novos ecopontos na sala de aula podem trazer benefícios significativos para a biodiversidade, para a limpeza da natureza e recolha de resíduos nos locais certos. Neste âmbito podem concluir que:
- podem ajudar a proteger e a polinizar algumas das espécies locais.
- beneficia o meio ambiente;
a construção de comedouros para pássaros são ferramentas educacionais, que permitem que os nossos alunos façam uma observação direta e uma aprendizagem sobre as aves que vivem perto da Escola. Sensibilizar para a consciencialização da biodiversidade com o intuito de responsabilizar os nossos alunos para a natureza e incentivar à conservação.
a limpeza dos espaços exteriores ajuda a ter uma consciencialização para que se faça uma reciclagem e reutilização dos materiais de uso comum.
colocar ecopontos dentro das salas de aula, ajuda os alunos a terem uma maior sensibilidade para a reciclagem, repensar e reutilizar de uma melhor forma o papel, por exemplo.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Começámos a limpar, recolher e preservar o exterior da nossa escola. De seguida fizemos a distribuição pelos ecopontos corretos.
no interior da escola colocamos eco pontos.
Começamos por recolher materiais recicláveis , que podemos reutilizar de forma a fazer estes comedouros.
também utilizámos colas (quente e liquida), tintas, interior de molas de roupa, materiais da natureza, de forma a que os alunos criassem estruturas para que as aves pudessem se alimentar e assim aumentar a biodiversidade na nossa escola.
A nossa escola tem espaços verdes que devemos manter e melhorar para o aumento da biodiversidade e assim aproveitarmos mais e respeitarmos mais a natureza.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Em relação aos ecopontos das salas de aula, os resultados obtidos foram uma maior consciencialização na separação dos resíduos.
Quanto à limpeza dos espaços exteriores, percebemos que os nossos alunos têm um cuidado maior em colocar os resíduos nos locais apropriados.
Para os comedouros ainda é cedo para conseguirmos avaliar os resultados obtidos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Consultamos os manuais de Ciências Naturais, Físico Química e de Educação Visual. Fizemos diversas pesquisas em sites de bricolage, de parque com comedouros de pássaros e a QUERCUS. Também visitamos um centro de recolha de resíduos e sua separação: RESITEJO, que nos ofereceu os ecopontos.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A articulação do trabalho com os conteúdos curriculares das seguintes disciplinas:
Educação Visual; - Estruturas; - Cores; - Brilho e Luz; - Geometria.
Ciências Naturais e Físico Química.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
(Re)LIMPAR e CUIDAR o nosso ECOSSISTEMA, SERÁ SEMPRE A NOSSA MISSÃO!!

Póster digital (PDF):