Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ação realizada:
Controlo da Fallopia nas Serras do porto
Breve descrição da ação:
Decorreu no dia 19 de maio, organizada pelo programa Eco-Escolas e projeto Ciência Viva e Parque das Serras do Porto.
Foi realizada com alunos do secundário da Escola Secundária de Valongo.
Os alunos dirigiram-se ao edifício do Parque das Serras do Porto e viram um documentário relativo à biodiversidade nas serras. De seguida foram para a Serra de Sta. Justa, junto ao parque da Cidade realizar a atividade de Controlo de Fallopia.
Toda a atividade foi acompanhada pelas professoras Ilda Moreira e Celestina Henriques e pelos responsáveis do Parque da Serras.
Intervenientes:
Alunos do 11º ano e 12º ano da Escola Secundária de Valongo, programa Eco-Escolas, Ciência Viva e Parque das serras.
Data de realização:
19 maio
Local de realização:
Serras do Porto
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O projeto "Biodiversidade: Preservar e Regenerar" do Eco-Escolas, visou promover a conservação e regeneração da biodiversidade na nossa comunidade, consciencializando alunos, professores e membros da comunidade sobre a importância da biodiversidade.
Uma das principais características da nossa abordagem foi envolver os nossos alunos em projetos/programas mais práticos e educativos, permitindo que eles vivenciem a importância da biodiversidade em primeira mão. Isso incluiu a dinamização da horta escolar, áreas de conservação e preservação da biodiversidade autóctone, onde os alunos puderam participar na plantação de espécies nativas, cuidar das plantas, participar em workshops e intervenções com invasoras, aprendendo sobre os diferentes ecossistemas.
O projeto também se preocupou em estabelecer parcerias com organizações locais e especialistas em meio ambiente, que forneceram apoio técnico e conhecimento especializado para a nossa escola. Essas parcerias com o Parque das Serras do Porto e a Lipor ajudaram a enriquecer a experiência dos alunos, oferecendo palestras, oficinas e outras atividades educativas relacionadas com a biodiversidade.
Um dos aspetos relevantes do projeto foi o foco na regeneração da biodiversidade. Além de trabalhar na preservação dos ecossistemas existentes, procuramos recuperar áreas degradadas e restaurar habitats naturais. Isso envolveu ações como o reflorestamento, a construção de abrigos para animais, jogo da sustentabilidade, concurso de postais digitais sobre “Árvores Extraordinárias” e a promoção de práticas sustentáveis de agricultura e destruição de plantas invasoras.
Em resumo, o projeto "Biodiversidade: Preservar e Regenerar" através do Programa Eco-Escolas e Ciência-Viva procurou inspirar e despertar a consciência ambiental e promover ações práticas de conservação da biodiversidade. Ao envolver estudantes, professores e a comunidade, o projeto procurou criar um impacto positivo a longo prazo, contribuindo para a proteção dos ecossistemas locais e para a formação de uma nova geração de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A atividade que culminou com a realização da atividade "Controlar Falloia", no dia 19 de maio nas Serras do Porto, com alunos do secundário da Escola Secundária de Valongo, teve a montante um conjunto de atividades que culminaram nesta.
Ao longo do ano letivo foram plantadas árvores, no dia da Floresta, foi mantida a horta biológica sendo algumas sementeiras aproveitadas para algumas aulas de Ciências, Biologia e Geografia. Foram realizados jogos, sobre a biodiversidade e invasoras com alunos da escola e de outras escolas, da comunidade, convidadas no "Dia da Mostra" e na "Semana Aberta" do Agrupamento. Foram convidados parceiros como o Parque das Serras e Lipor para workshops sobre reciclagem e sobre invasoras nas nossas serras.
Os alunos fizeram marcadores abordando a temática da espécies autóctones, expostas no átrio da escola, no dia da Floresta.
Na disciplina de Filosofia Biologia e Geografia, os alunos foram convidados a gravar sons da natureza e convidados elementos da comunidade para declamar poemas relativos à natureza e biodiversidade ao são dos sons gravados. O trabalho foi apresentado na Semana Aberta do Agrupamento.
Para culminar todo este trabalho foi planeada, com os responsáveis do Parque das Serras do Porto e alunos da escola. uma incursão nas Serras do porto para o controlo da Fallopia, espécie que tem vindo a alastrar e de difícil controlo.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os resultados são visíveis nas fotografias e formou-se um grupo de trabalho para continuar a desenvolver tarefas deste tipo.
Um número considerável de alunos ficou a conhecer melhor as espécies autóctones e a problemática das invasoras.
A parceria formada com o Parque das Serras é para manter desenvolvendo projetos semelhantes ou outros.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100078386925415
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram realizadas várias pesquisas sobre invasoras, plantas autóctones e sobre as características físicas das nossas serras em disciplinas muito variadas: Português, Geografia, Biologia, Filosofia, entre outras.
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ao longo do ano foram realizados diferentes trabalhos, enquadrados com o currículo, nas disciplinas de Geografia, Biologia, Filosofia, Português, entre outras, a saber:
Pesquisa sobre invasoras e plantas autóctones;
Elaboração de marcadores;
Preparação de workshops,
Elaboração de cartazes,
Elaboração de uma carta ética do ambiente;
Elaboração de um jogo da glória sobre biodiversidade.
...
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preserve a biodiversidade, controle as invasoras. Juntos, cuidamos do equilíbrio da natureza.
Póster digital (PDF):