Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Identificação vegetal por código digital

Breve descrição da ação:
Ação de identificação da flora, localizada na área da Escola Básica 2/3 D. Pedro IV, que residiu na criação de Códigos QR com informações sobre a flora existente, contendo o nome comum e o nome científico do espécime, a distribuição geográfica e mais informação complementar.

Intervenientes:
Alunos e Professoras do Clube do Charco.

Data de realização:
Fevereiro - Maio 2023

Local de realização:
Escola Básica 2/3 D. Pedro IV, Queluz

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A utilização das identificações da flora com o Código QR servirá para:
- consciencializar sobre a variedade de espécies vegetais existentes no meio escolar urbano;
- consciencializar para a importância da preservação da biodiversidade e do património natural no meio escolar urbano;
- realizar intervenções no espaço de forma mais responsável e possibilitar a manutenção do equilíbrio ambiental;
- auxiliar os alunos em trabalhos direcionados para a educação ambiental.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Etapas da ação:
- Observação e seleção de espécies vegetais na escola.
- Discussão e elaboração do texto e do modelo para colocar o Código QR.
- Impressão, recorte e plastificação do modelo.
- Colocação do modelo com Código QR nas espécies selecionadas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos participantes do Clube do Charco e alunos de outras turmas ficaram a conhecer uma maior variedade de espécies vegetais, autóctones e alóctones, presentes na escola. Também compreenderam que essas mesmas espécies se encontram espalhadas pelo mundo inteiro e tomaram consciência das suas características, da sua utilidade e do modo como as podem proteger.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Aplicação PlantNet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com Ciências Naturais do 5.º ano de escolaridade: diversidade nas plantas.
Articulação com Ciências Naturais do 8.º ano de escolaridade: adaptações dos seres vivos aos fatores abióticos; as alterações do meio e a evolução ou a extinção de espécies; o desenvolvimento sustentável.
Possível articulação com Cidadania e Desenvolvimento quando focarem o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
VEM PROTEGER O MUNDO COMO O TARZAN
CONHECE A FLORA HOJE, NÃO DEIXES P'RA AMANHÃ