Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio Sra Boa Nova (Cascais)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Controlo de Invasoras e Plantação de Espécies Autóctones

Breve descrição da ação:
Manutenção e Cogestão de uma área Florestal no Parque Natural Sintra-Cascais.
O Colégio Sra. Boa Nova, numa iniciativa de responsabilidade social e ambiental, realiza ações de conservação de natureza em 0.5 ha da floresta do Parque Natural Sintra - Cascais.
O objetivo destas ações é a promoção e a restauração da floresta nativa da Serra de Sintra, beneficiando a flora e fauna associadas. Durante 5 anos (de 2022 a 2027) o Colégio realiza diversas ações como o controlo de invasoras e a plantação de espécies autóctones.

Intervenientes:
Desde setembro de 2022 a junho de 2023 já participaram, em diversas ações de conservação, cerca de 180 alunos distribuídos pelos 1º, 2º e 3º ciclos.
Adicionalmente, participaram professores e auxiliares do colégio.

Data de realização:
setembro de 2022 a junho de 2023

Local de realização:
Talhão de 0.5 ha da floresta do Parque Natural Sintra - Cascais.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Sensibilizar e educar os participantes e, desta forma, a influenciar progressivamente as suas atitudes e comportamentos, visando as boas práticas ambientais dentro e fora do seu local de trabalho.
Sensibilizar a comunidade escolar para a defesa do património natural, recuperação, conservação e melhoria do ambiente e qualidade de vida.
Incutir sentimento de defesa do património natural

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O colégio adotou uma área de 0,5 ha no parque natural Sintra - Cascais que gere, juntamente com a Cascais Ambiente, de forma a preservar a floresta autóctone. Depois de formalizada, esta co-gestão tem como objetivos sensibilizar a comunidade escolar para a defesa do património natural, recuperação, conservação e melhoria do ambiente e qualidade de vida, assim como, na prática, controlar invasoras características do Parque Natural Sintra - Cascais, e plantar espécies autóctones da região. Desta forma, participar activamente na transformação da floresta.
O Colégio participou, em média, uma vez por mês em ações orientadas pela Cascais Ambiente de controlo de invasoras, preparação de terrenos para plantação e plantação de espécies autóctones.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com este projeto que tem a duração de 5 anos, até a data já contou com a participação de cerca de 180 alunos e 20 professores a auxiliares. Apesar da rápida propagação de espécies invasores no talhão (acácias), a área mantém-se relativamente limpa. No que diz respeito à plantação de espécies autóctones, já foram plantadas cerca de 220 árvores e arbustos.
Controlo de Invasoras
- Acacia longifolia
- Acacia cyclops
Plantação de Espécies Autóctones
- Azinheiro (Quercus ilex)
- Murta (Myrtus communis)
- Medronheiro (Arbutus unedo)
- Pilriteiro (Crataegus monogyna)

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Cascais Ambiente, Invasoras.pt

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As ações foram articuladas com os diversos conteúdos curriculares das disciplinas de Estudo do Meio (1o ciclo), Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Hora DT, Educação Física e EMRC (2oe 3o ciclos)

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Talhão da Boa Nova, a nossa floresta agradece!

Póster digital (PDF):