Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza da ribeira de Pomares e instalação de comedouros e bebedouros para aves, na zona envolvente.

Breve descrição da ação:
Esta atividade foi planeada aquando da planificação do Plano de Ação, uma vez que as professoras do estabelecimento escolar selecionaram o tema facultativo da Biodiversidade (preservar e regenerar) para trabalhar com os seus alunos. Em consenso decidiu-se aprofundar o conhecimento alusivo à fauna e flora das imediações da ribeira.

Intervenientes:
Alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB da EB1 de Pomares, professora titular (coordenadora do Projeto Eco-Escolas), educadora (coordenadora do estabelecimento e subcoordenadora do Projeto Eco-Escolas), assistentes operacionais e encarregados de educação.

Data de realização:
Maio/ 2023

Local de realização:
Imediações da ribeira de Pomares, junto à praia fluvial local.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ribeira de Pomares é considerada uma riqueza pelos habitantes, quer a nível paisagístico e turístico, quer a nível de habitats de diversos animais e variedade de plantas. Intervir para a preservação e regeneração da biodiversidade existente na nossa ribeira é dar um contributo muito importante no aumento da consciencialização dos alunos para a limpeza e manutenção de um espaço que é de TODOS. É muito importante assumirmos boas práticas, em defesa do planeta.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.ª As professoras proporcionaram ações de sensibilização e orientaram pesquisas sobre os temas “Poluição e seus impactos ambientais”, “Importância da limpeza dos rios e ribeir(o)as” e “Fauna e flora existente nas imediações da ribeira local”.
2.ª Os alunos ilustraram plantas e animais endémicos da região.
3.ª Facilmente se chegou ao consenso que poderíamos dar o nosso contributo em favor da limpeza do ambiente, nomeadamente da toda a zona envolvente da nossa ribeira.
Munidos de luvas descartáveis, sacos apropriados para a recolha de resíduos e utensílios de jardinagem que, eventualmente, pudessem ser úteis, nos dias 18 e 23 de maio, saímos da escola em modo de “Cuidadores do Ambiente”, todos sabedores da sua função.
Junto ao leito da ribeira, os alunos observaram, identificaram e reconheceram algumas variedades de plantas que tinham pesquisado e desenhado na sala de aula. Claro que, relativamente aos animais, não tivemos a sorte de todos se deixarem observar, apenas avistamos alguns melros, pintassilgos, borboletas, formigas, sardaniscas e barbos.
De forma atempada, foi pedida a colaboração aos Pais e encarregados de educação que, em articulação e recorrendo ao uso de materiais reutilizáveis, envolveram os seus educandos na construção de comedouros e bebedouros para as aves. Estes foram estrategicamente colocados em árvores onde nos apercebemos de um chilreio mais audível.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Ao longo dos nossos itinerários de ida e volta foram recolhidos resíduos diversos, sendo os de plástico os mais frequentes. Os alunos perceberam os aspetos negativos no descuido e no desconhecimento da separação correta dos resíduos. Contribuíram para a preservação da biodiversidade de espécies autóctones existentes na ribeira e na serra do Açor.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manuais de Estudo do Meio e pesquisas orientadas na internet:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A disciplina de Estudo do Meio apresenta conteúdos a serem lecionados com a temática ambiental, nomeadamente “À descoberta do ambiente natural – os seres vivos do seu ambiente”; “Importância e preservação da Natureza”… Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento abordamos transversalmente a “Educação ambiental”.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Da ribeira vou cuidar para a biodiversidade preservar!”

Póster digital (PDF):