Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB Recarei (Paredes)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros e bebedouros para aves

Breve descrição da ação:
Aumentar a biodiversidade do espaço da escola é sempre o nosso objetivo, daí a realização desta atividade. Recorrendo a materiais de desperdício, dando nova vida a garrafões de plástico, criamos recipientes para funcionar como comedouros e bebedouros que foram colocados sobre os postes de um espaço vedado.

Intervenientes:
Este projeto esteve a cargo dos alunos do 3.º ano que estão envolvidos no projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” e que têm, entre outros temas a abordar, o das aves.

Data de realização:
A ação decorreu na Semana do Ambiente, mais especificamente no Dia de Aulas ao Ar Livre

Local de realização:
A atividade foi desenvolvida na escola, mais concretamente, numa zona rica em coberto vegetal onde se encontra um charco, um hotel de insetos e um pequeno viveiro resultante de uma sementeira de bolotas no dia da Floresta Autóctone.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Estando esta zona um pouco árida após um incêndio que destruiu grande parte da vegetação no último verão, sentiu-se a necessidade de criar condições para atrair pássaros ao espaço da escola. O recreio é habitualmente visitado por pássaros que nidificaram nas caixas-ninho construídas em anos anteriores ou que simplesmente passam por lá. Ao colocar alimento e água pretendemos melhorar as condições, atraindo novos visitantes.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A atividade foi desenvolvida como trabalho de projeto, envolvendo os alunos num trabalho colaborativo. Os alunos estiveram envolvidos desde a planificação da atividade à sua consecução, pensando em materiais para (re)utilizar, selecionando lugar para a colocação e colaborando na mesma.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos estão muito mais despertos para o tema/problemática e mais motivados para tentar identificar os pássaros que nos visitam. A atividade será replicada porque alunos de outras mostraram interesse em participar, continuando-se a fazer a recolha de garrafões para continuar a instalação de comedouros e bebedouros.
É notória a preocupação dos alunos em verificar se é preciso acrescentar reabastecer os recipientes.
É muito frequente ver alunos encostados à grade para ver se algum pássaro lá vai comer ou beber.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram consultados guias de aves para identificar as aves avistadas. O caderno de campo do Parque das Serras do Porto foi também fonte de consulta.
Os sites https://ebird.org/home e http://www.avesdeportugal.info/ são também utilizados para os alunos conhecerem as aves, para terem modelo para desenhar, para conhecer os seus cantos/vocalizações, para terem informaçºao sobre o tempo de nidificação,....
Dada a simplicidade da tarefa, não surgiu a necessidade de mais consultas.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Estes trabalhos são integrados nas atividades curriculares, articulando conhecimentos e competências previstas nas diversas áreas.
O tema das aves foi trabalhado em estudo do meio, em português com escrita criativa e na dinamização dos blogues da escola e turma, nas expressões artísticas com o desenho e a dramatização. A cidadania, trabalhada de forma transversal, está patente na consciencialização dos alunos, no seu envolvimento, na partilha de informação com a família e a comunidade.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Pela biodiversidade, sempre!

Póster digital (PDF):