Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Há vida num Charco? Questionam os alunos do AEFS!

Breve descrição da ação:
A ação envolveu a comunidade escolar e consistiu na aprendizagem de como se constrói um charco, quais as suas caraterística e a biodiversidade existente, na própria construção do charco e na sua manutenção.

Intervenientes:
Coordenador do Eco Escolas, Cristina Sousa
Professoras Cristina Cibrão, Maria de Deus Lages e Cristina Sousa
Direção da escola
Projeto Ciência Viva
Alunos das turmas 5º4, 5º3, 5º2 e 7º4

Data de realização:
Janeiro de 2023

Local de realização:
Escola Básica Dr. Francisco Sanches

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O valor educativo e científico deste projeto é indiscutível: sensibilização de toda a comunidade escolar para a conservação e preservação da Natureza, captura de carbono, desenvolvimento dos ecossistemas da escola, promoção da biodiversidade, produção de conhecimento, sensibilização para a importância dos charcos e para a necessidade de tomada de ações de proteção e preservação ambiental. Em suma, fomentar a motivação para aprender ciência através de um contacto direto com um laboratório vivo e sobretudo compreender que apesar do seu reduzido tamanho, o charco tem um papel importante na mitigação da crise climática.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Limpeza do terreno onde se implementou o charco;
- Palestra sobre a biodiversidade presente num charco e a sua importância;
- Elaboração do charco (do “recipiente”);
- Colocação de seres vivos (plantas e animais) no charco;
- Manutenção do charco

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A construção do charco pedagógico da escola envolveu de forma proativa as turmas do 5.º ao 8.º ano de escolaridade. O envolvimento e satisfação dos alunos foi notável. Alguns conteúdos das disciplinas já foram lecionados junto ao charco.
Hoje, os dois girinos que lá foram colocados deram origem a muitos mais, já existem rãs e um tritão.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As informações foram obtidas na palestra, que deu início a esta ação, e em todos os documentos enviados pelo projeto Ciência Viva.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Físico-química: Caraterísticas dos Materiais (Naturais/Sintéticos, estados físicos, Combustibilidade, Solubilidade, etc)
Ciências Naturais: Caracterizar ambientes terrestres e ambientes aquáticos, explorando exemplos locais ou regionais, a partir de dados recolhidos no campo; Identificar as propriedades da água, relacionando-as com a função da água nos seres vivos; Interpretar a influência da água, da luz e da temperatura no desenvolvimento das plantas; Sustentabilidade na Terra.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos aprender no .................................Charco!

Póster digital (PDF):