Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Erradicação da Ailanthus altissima (espanta-lobos)

Breve descrição da ação:
Irradicação da invasora Ailanthus altissima (espanta-lobos).

Intervenientes:
20 alunos da turma A do 8º ano.

Data de realização:
9 de maio

Local de realização:
Pátio da pré-escolar

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
É uma das espécies invasoras mais agressivas em Portugal continental.
Pode formar povoamentos densos impedindo o desenvolvimento da vegetação nativa. Tem efeitos alelopáticos, impedindo o desenvolvimento de outras espécies.
A espécie foi encontrada na horta da pré-escolar e em canteiros onde existem plantas aromáticas como a cidreira e o alecrim, laranjeiras e oliveiras.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
No âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais (CN) do 8ºano, foi proposto aos alunos da turma A a elaboração de cartazes para sensibilizar a comunidade educativa para a problemática das espécies invasoras.
Numa das aulas de CN os alunos foram convidados a explorar os pátios do CED na tentativa de descobrirem se haveria alguma planta invasora. Descobriram que no pátio da pré-escolar crescia a invasora conhecida como espanta-lobos (Ailanthus altissima). Quiseram saber mais sobre esta planta, fizeram pesquisas sobre a sua origem nativa, os impactos e as formas de combate. Ficaram a saber que quando as plantas ainda são jovens é possível a sua remoção manualmente, tendo o cuidado de remover toda a raiz da planta para evitar ressurgimentos. Assim fizeram, de forquilhas e outras ferramentas regressaram ao pátio onde a maioria já brincou e fizeram a seu dever de cidadãos ecologicamente informados e proativos. O grupo, rapidamente se apercebeu do poder invasivo da planta, um grupo de alunos conseguiu remover uma raiz de quase metros! Ainda há trabalho a fazer, plântulas para remover e principalmente combater as plantas que já cresceram tanto que não se torna viável a sua remoção fisicamente e manualmente, informaram a direção do CED que já alertou os serviços centrais da Casa Pia de Lisboa (CPL) para esta problemática. Enviaram também, um mail para a plataforma de informação e ciência-cidadã sobre plantas invasoras em Portuga (invasoras.pt). Aguardam ansiosos por respostas que conseguiam colocar em prática para ajudar o delicado ecossistema do pátio da sua escola.
A par destas atividades decidiram que era importante alertar a comunidade para a existência da espanta-lobos na escola, assim resolveram partilhar o que descobriram sobre a planta e sob o lema “Conhecer para Preservar” elaboram o cartaz que submetem à iniciativa e que foi publicado no blogue do Guardiões do ambiente e nos demais canais de informação da CPL.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O grupo conseguiu remover com sucesso a maior parte das plântulas, contudo há plantas já desenvolvidas cuja remoção manual não é viável nem aconselhável. Os alunos enviaram um mail para a plataforma de informação e ciência-cidadã sobre plantas invasoras em Portuga (invasoras.pt) para saberem os passos seguintes. Aguardam resposta.
Vão fazer uma exposição no dia 5 de junho-Dia Mundial do Ambiente com os trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais sobre espécies invasoras, onde apresentarão o cartaz elaborado.
Partilharam também a ação no blogue dos Guardiões do Ambiente (https://guardioesambiente.blogspot.com/2023/05/ha-invasoras-na-nossa-escola.html).

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Decreto-Lei n° 565/99, de 21 dezembro

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Aprendizagens essências das disciplinas:
. Ciências Naturais (domínio Sustentabilidade na Terra- estão dos ecossistemas: alterações e conservação;
. Tecnologias de Informação e comunicação-Mobilizar estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração;
. Cidadania- Grupo I:Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
CONHECER PARA PRESERVAR

Póster digital (PDF):