Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Brigada Ambiental

Breve descrição da ação:
Limpeza dos espaços exteriores/recinto escolar; colocação de sinalética diversa (poupança de água e de energia; separação correta de resíduos) e colocação de ninhos e comedouros de pássaros no recinto escolar.

Intervenientes:
Alunos do 11º I e J (Cursos Profissionais)_Disciplinas de Área de Integração e de Inglês.
Professores: Glória Silva (ING) e Tiago Silva (AI).

Data de realização:
Em vários momentos, ao longo do segundo e terceiro períodos.

Local de realização:
Espaços interiores (casas de banho e salas de aula) e exteriores.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A manutenção e limpeza do recinto escolar, a preservação dos espaços verdes e a colocação de ninhos e comedouros como fatores fundamentais para a nidificação de um maior número de espécies.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. Análise de conteúdos curriculares em sala de aula (nas disciplinas de Área de Integração e de Inglês separadamente), relativos a várias temáticas ambientais;
2. Visionamento, em simultâneo (aula conjunta) do documentário “Chasing Coral”, sobre o branqueamento dos corais e a necessidade de travar as alterações climáticas;
3. Realização de vídeos e questionários sobre as temáticas abordadas no documentário, com recurso à ferramenta digital edpuzzle ;
4. Necessidade de agir localmente, encetando ações de sensibilização para a necessidade de poupar água e energia, bem como cuidar dos espaços exteriores e preservar a biodiversidade.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Recolha de lixo do chão e consequente limpeza do recinto escolar; colocação de sinalética nas casas de banho (poupança de água) e nas salas de aula junto aos equipamentos e aos interruptores (poupança de energia); identificação dos ecopontos no espaço exterior, de forma a promover a correta separação dos resíduos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual escolar, materiais disponibilizados no site do documentário “Chasing Coral”, edpuzzle.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
No seguimento dos conteúdos curriculares abordados nas disciplinas de Área de Integração (módulo 2 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentável) e de Inglês (módulo 6 – A world at risk), e do visionamento do documentário “Chasing Coral” (atividade desenvolvida em conjunto nas duas disciplinas), os alunos ficaram sensibilizados para a necessidade de agir localmente e pensar globalmente / Glocal.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Agir Local, Pensar Global - Act local, Think Global

Póster digital (PDF):