Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Re(Criar) o Exterior: Limpeza e manutenção dos jardins do CMCG

Breve descrição da ação:
Todos concordamos que uma escola e a sua zona envolvente devem ser limpos e cuidados de modo a estimular os alunos a serem cuidadosos com a sua manutenção. Aprender numa escola bem cuidada é mais produtivo e satisfatório. Assim, o ambiente escolar deve ser organizado com o objetivo de ser um lugar acolhedor e prazeroso para a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários).
Foi feito um debate acerca de possíveis melhorias do espaço envolvente do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga de modo a consciencializar a comunidade escolar sobre a necessidade de conservação da Biodiversidade local. De acordo com algumas propostas de renovação da zona exterior, foram efetuadas as respetivas mudanças.
O resultado final foi de grande agrado não só para todos os intervenientes, mas também para toda a comunidade educativa em geral. As recriações dos espaços escolares proporcionaram locais mais aprazíveis, agradáveis e mais salutares.

Intervenientes:
Equipa Eco-Escolas: docentes, alunos e assistentes operacionais que integram a equipa.

Data de realização:
25 de novembro de 2022

Local de realização:
Espaço exterior do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os jardins e canteiros existentes no Conservatório encontravam-se com bastante vegetação , maioritariamente, ervas daninhas. Os espaços exteriores calcetados já apresentavam uma cor negra e encontravam-se cheios de musgo. O projeto "Re(Criar) o Exterior" consistiu, portanto, na limpeza destas áreas. É importante referir que o motivo que impulsionou esta atividade não foi apenas a estética dos locais mas sim, a finalidade de ter melhores condições, envolver alunos nestas atividades, pois, acredita-se que sejam atitudes benéficas para a “saúde” da escola e para aprendizagem dos jovens.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O trabalho desenvolvido seguiu a seguinte estruturação:
- Num primeiro momento foi feita uma reunião com os alunos, assistentes operacionais e professores, sobre as preocupações, relativamente aos espaços exteriores. Estes referiram que os espaços estavam descuidados e que era necessária uma intervenção de requalificação dos mesmos, até porque estes também fazem parte da vivencia salutar nos espaços escolares.
- Encontro da equipa eco-escolas com técnicos da CMB para definir um plano de intervenção adequado;
- A intervenção de requalificação dos espaços exteriores do conservatório durou cerca de uma tarde e foi efetuado junto ao recreio do 1º Ciclo e na zona adjacente ao bar, canteiro da entrada principal e . Esta iniciativa partiu, principalmente, do professor Fernando Ribeiro e o trabalho foi realizado por alunos, funcionários e voluntários da comunidade Eco-Escolas. A título de exemplo, é de salientar a colaboração dos alunos Sérgio (12º ano), Francisco(6ºano), João (5º ano), Laura (2º ano), do Sr. Manuel (funcionário) e do professor Fernando Ribeiro.
Foram removidas ervas daninhas e as plantas secas, substituindo-as por outras, tendo em conta o espaço contiguo, e a disponibilidade de recursos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O desenvolvimento deste projeto teve como objetivo, não só a renovação dos principais terrenos escolares como também a higienização dos mesmos, que, periodicamente é extremamente necessária, tendo em consideração a influência que a sua utilização tem na conservação da Biodiversidade e na sustentabilidade ambiental de forma que seja possível uma “vida escolar” mais saudável e sustentável.
Apontamos como principal impacte da ação a "semente" plantada na comunidade escolar para a continuação da remodelação dos espaços exteriores de forma a servirem toda a comunidade. A título de exemplo podemos destacar que à posteriori já se conseguiu:
- a associação de pais arranjou um espaço, debaixo da sombra de uma árvore, para colocar uma mesa e bancos, fazendo um cantinho da leitura para os alunos do 1.º ciclo;
- no espaço exterior contíguo à biblioteca colocaram-se também mesas e cadeiras para os alunos usufruírem;
- está projetado um espaço semelhante, contíguo à sala de professores para os docentes poderem usufruir mais do espaço exterior;
- o Eng. Altino Bessa, Vereador do ambiente da Camara Municipal de Braga, disponibilizou oferecer mais recurso (plantas, estilha e um estrado em madeira), dando assim um contributo fundamental para que o projeto possa ter continuidade de forma mais sustentável.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foi contactada a Câmara Municipal de Braga para auxiliar na escolha das espécies a plantar e os melhores locais para estas. Dois técnicos desta instituição deslocaram-se ao Conservatório e ajudaram a implementar este projeto.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho desenvolvido pela equipa eco-escolas depois "foi levado para a sala de aula" em articulação com a disciplina de ciências naturais. os alunos tiveram de explorar os jardins da escola e identificar espécies nativas e exóticas. Também perceberam o que são espécies invasoras e o impacto que as espécies invasoras têm nos ecossistemas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Uma Escola Limpa é uma Escola Feliz!

Póster digital (PDF):