Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza da praia Avencas

Breve descrição da ação:
Sabemos que limpar as praias e recolher o lixo deixado por todos é uma ação muito importante para o mundo, e, no entanto, procrastinamos, deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje com o pequeno detalhe de que não sabemos quando será o amanhã.

Intervenientes:
Alunos do 8ºB do Colégio Marista de Carcavelos

Data de realização:
19 de maio de 2023

Local de realização:
Praia das Avencas

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A poluição marinha é o flagelo do litoral. Todos os anos, entram nos oceanos cerca de oito milhões de toneladas de resíduos e 80% destes resíduos são feitos de plástico, que influencias diretamente os seres vivos cujo habitat é o nosso mar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Etapas do projeto:
• Escolha do tema;
• pesquisa de informação;
• elaboração de cartaz;
• visita de estudo;
• conclusão do cartaz.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os resultados obtidos encontram-se nas fotos partilhadas, onde é possível observar o tipo de resíduos recolhidos ao longo das duas horas de atividade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Cascais Ambiente
Câmara Municipal de Cascais
ABAE
Ana Pego, Plasticus maritimus

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Professores das seguintes disciplinas envolvidos no projeto: Geografia e Formação Humana, Ciências Naturais, Português, Tecnologias de Informação e Comunicação e a turma do 8ºB do Colégio Marista de Carcavelos, desenvolveram o projeto e participaram na ação de limpeza à praia das Avencas (Parede), no dia 19/05/2023.
No âmbito numa visita de estudo, da disciplina de Ciências Naturais, os alunos dedicaram uma parte do tempo lá, a limpar a praia, resultando na preservação da biodiversidade da marinha local, assim como na formação de cidadãos com preocupação ecológica.
Com este projeto, além dos conteúdos programáticos de Ciências Naturais, foram desenvolvidos conteúdos de outras disciplinas, como:
 Português: Identificar, nas mensagens publicitárias, a intenção persuasiva, os valores e modelos projetados; Utilizar Procedimentos de registo e tratamento da informação;
 Geografia: Identificar fatores responsáveis por situações de conflito da gestão dos recursos naturais, utilizando terminologia específica à escala local e nacional;
 Cidadania e Desenvolvimento: Educação Ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“A Praia Devemos Limpar
Para os Ecossistemas Salvar!”

Póster digital (PDF):