Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Educação ambiental - Atividade na Estufa Municipal Quinta do Marinheiro

Breve descrição da ação:
Sementeira de bolotas do Sobreiro Centenário de Veiros (Quercus suber) e envasamento de pequenas árvores e arbustos autóctones, entre eles, o azevinho (Ilex aquifolium), o amieiro (Alnus glutinosa); o bordo (Acer pseudoplatanus) e o teixo (Taxus baccata) que irão crescer na Estufa Quinta do Marinheiro e serão posteriormente utilizados em ações de reflorestação com espécies nativas nos espaços verdes do Município de Estarreja.

Intervenientes:
80 alunos e 9 docentes da EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, incluindo a Coordenadora do Programa.
Representantes da Câmara Municipal de Estarreja
RTP1 – Programa “Portugal em Direto”

Data de realização:
30 de janeiro 2023

Local de realização:
Estufa Municipal Quinta do Marinheiro – Avanca

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Ao implementar esta ação a biodiversidade local terá grandes benefícios ao longo prazo, entre eles, a captação de CO2 da atmosfera através da fotossíntese e a recuperação de áreas degradadas, e consequentemente a melhoria da qualidade do ar. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade do solo, evitando erosão, diminuição do escoamento superficial, desregulação climática, entre outros, que contribuem para a diminuição da pressão em florestas nativas e para o aumento da biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1ª Etapa – Reunião Conselho Eco-Escolas/Parceria CME
2ª Etapa - Necessidade de implementar ações de reflorestação
3ª etapa – Compreender a importância da floresta autóctone e a biodiversidade associada (aulas de Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e ações de pesquisa)
4ª etapa – Aprender técnicas de horticultura e seus procedimentos para a sementeira de bolotas de envasamento de pequenas árvores e arbustos autóctones
5ª etapa - Semear bolotas do Sobreiro Centenário de Veiros (Quercus suber) e envasar pequenas árvores e arbustos autóctones, entre eles, o azevinho (Ilex aquifolium), o amieiro (Alnus glutinosa); o bordo (Acer pseudoplatanus) e o teixo (Taxus baccata)
6ª etapa – plantação de árvores e arbustos (reflorestação) em áreas naturais do concelho com o envolvimento das escolas e comunidade local (a concretizar ao longo do tempo)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Sensibilização e consciencialização da comunidade escolar;
Dedicação e empenho dos alunos no decorrer da ação;
Aumento do interesse dos alunos pela biodiversidade local;
Aumento das boas práticas ambientais;
A ação foi objeto de reportagem pela RTP1 – Programa “Portugal em Direto”
https://www.rtp.pt/play/p11143/e670835/portugal-em-direto/1125432  (ao minuto 20:08)

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.cm-estarreja.pt/educação_ambiental
https://www.bioria.com/
https://reflorestar.pt/
https://florestas.pt/saiba-mais/quando-comecaram-as-preocupacoes-de-reflorestacao-em-portugal-florestas-pt/
https://forestis.pt/default.aspx

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Cidadania – Educação Ambiental
Ciências Naturais
Geografia

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A importância da Reflorestação para a Biodiversidade!

Póster digital (PDF):