Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ação realizada:
Ação pelos Rios
Breve descrição da ação:
O projeto Ação pelos rios, promovido pelas Águas e Energia do Porto e a Divisão Municipal de Gestão Ambiental, iniciou-se com uma sessão de apresentação na Escola para reflexão sobre a problemática dos resíduos.
Numa segunda fase, a 25 de maio, realizou-se a recolha no local (RioTinto), atividade orientada por uma equipa de educação para a sustentabilidade do Município do Porto, com apoio dos guarda-rios da Empresa Municipal Águas e Energia do Porto.
No final da recolha contabilizou-se todo o lixo, tendo algum deste sido um fator de admiração.
Por fim, foi realizada a última sessão, na EHTP, para análise e tratamento dos dados recolhidos e debate sobre o tema e definição de estratégias de comunicação/ação para envolvimento da Escola e comunidade na preservação dos rios e seus ecossistemas.
Intervenientes:
Alunos da turma de Gestão do Turismo (GT A22), Formadores e Colaboradores da EHTP.
Colaboradores, incluindo Guarda-rios da Empresa Municipal Águas e Energia do Porto e da Divisão Municipal de Gestão Ambiental.
Data de realização:
25.05.2023
Local de realização:
Parque Oriental do Porto
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os rios ocupam menos de 1% da superfície da Terra, mas suportam mais de 10% das espécies conhecidas. Os rios portugueses estão protegidos por diversas leis como a Lei da Água e a Diretiva Europeia Quadro da Água, a Lei de conservação da Natureza e Biodiversidade ou a Lei da Reserva Ecológica Nacional. Proteger e recuperar os ecossistemas ribeirinhos faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas para 2030.
No entanto, assiste-se todos os dias ao aumento da degradação dos rios portugueses, sendo que quase metade das nossas massas de água não atinge o bom estado ecológico.
A alteração da vegetação ribeirinha (ripícola) é também uma das maiores ameaças ao funcionamento e biodiversidade dos nossos rios.
Além da sua riqueza florística, a vegetação ripícola suporta uma vasta diversidade de outras espécies. Como é o caso das aves, que nidificam nas copas altas das árvores à beira de rios, dos invertebrados aquáticos, que dependem diretamente da vegetação ripícola, alimentando-se de folhas, servindo depois, de alimento para aves, peixes e anfíbios ou répteis, entre outros animais. Alguns insetos aquáticos necessitam ainda da vegetação ripícola na fase adulta para se protegerem e reproduzirem.
A vegetação ripícola proporciona ainda importantes serviços às populações humanas, como a regulação do clima e mitigação de extremos de temperatura, a melhoria da qualidade do ar, dos solos e da água, a regulação das cheias e estabilização das margens. E ainda são zonas ideais que promovem o exercício físico ao ar livre e a relação com a natureza, como se verifica no percurso pedestre do Parque Oriental do Porto.
Por tudo isto, o Município do Porto promove ações de educação-ação para a sustentabilidade através da limpeza dos rios e ribeiras que atravessam a cidade, pretendendo aumentar o conhecimento das comunidades escolares sobre os rios e consciencializá-las para a importância destes recursos, alertando para a necessidade da sua boa gestão, proteção e preservação.
Cada rio é único em termos de fluxo, paisagens, espécies que suporta e ecossistemas associados. Sem eles, a nossa vida seria indubitavelmente diferente e viveríamos, não só nós humanos, mas como toda a biodiversidade animal, certamente num cenário completamente distinto daquele a que nos habituámos a viver.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O projeto, promovido pelas Águas e Energia do Porto e a Divisão Municipal de Gestão Ambiental, iniciou-se com uma sessão de apresentação na Escola, para reflexão sobre a problemática dos resíduos: onde se deu a conhecer o Ciclo Urbano da Água, a gestão/proteção dos rios e ribeiras urbanas, o Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA) e por fim a apresentação e organização da atividade de limpeza do Rio Tinto.
Numa segunda fase, realizou-se a recolha no local, onde a atividade foi orientada por uma equipa de educação para a sustentabilidade do Município do Porto, com o apoio dos guarda-rios da Empresa Municipal Águas e Energia do Porto, profissionais que desempenham um importante papel na vigilância e proteção dos rios e ribeiras do Porto, e que a maioria dos nossos alunos desconhecia que existiam. No final da recolha contabilizou-se todo o lixo, tendo algum deste sido um fator de admiração.
Por fim, foi realizada a última sessão, na EHTP, para análise e tratamento dos dados recolhidos e um debate sobre o tema e definição de estratégias de comunicação/ação para envolvimento da escola e comunidade na preservação dos rios e dos seus ecossistemas.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O rio Tinto atravessa o Parque Oriental da cidade, podendo usufruir-se de um percurso pedonal ao longo das suas margens. É um dos quatro rios e 12 ribeiras do Porto, que, em conjunto, cobrem uma extensão de 66 quilómetros, dos quais 75% estão entubados, e cerca de 16 quilómetros correm a céu aberto.
Em dois dias, durante quatro horas, foram recolhidos 88 quilos de resíduos. O nosso grupo, especificamente, recolheu 2kg de plástico, 1 kg de vidro, 0,5 kg papel, 8kg de indiferenciado e 1 pneu com 10kg. Totalizou 22 kg de resíduos.
A observação dos materiais recolhidos e o peso dos mesmos foi mote para a reflexão sobre a degradação ambiental das ribeiras e rios da cidade e o impacto na biodiversidade e na saúde.
Após a observação dos materiais recolhidos e o peso dos mesmos, os alunos percecionaram a importância de valorizar e proteger os recursos hídricos, assim como os ecossistemas ribeirinhos e a sua compatibilização em contexto urbano.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://pvrla.aguasdoporto.pt/pt/
https://welectric.pt/2021/06/28/rios-portugueses-um-ecossistema-fundamental-a-preservar/
https://doi.org/10.3390/w13030371
https://www.lpn.pt/
https://enea.apambiente.pt
https://www.tempo.pt/noticias/actualidade/no-dia-mundial-dos-rios-celebra-se-a-importancia-da-sua-preservacao-recuperacao.html
https://riskfilter.org/
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A experiência mostrou que, os conteúdos curriculares dos módulos de Turismo de Experiências, Geografia Turística, Gestão de Projetos do Turismo, Sustentabilidade no Turismo, entre outros, quando associados, de forma interdisciplinar, a uma causa de transformação social no território próximo da escola geram uma experiência altamente enriquecedora para toda a comunidade, principalmente, para os estudantes, que atuam como protagonistas.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A origem da vida tão perto de ti! Protege-a!
Póster digital (PDF):