Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Reflorestação

Breve descrição da ação:
A convite da Câmara Municipal de Gondomar (CMG), os alunos realizaram uma ação de reflorestação numa zona que foi afetada por um incêndio em agosto de 2022. O grupo saiu da Escola num autocarro da CMG rumo à localidade de Jancido. Quando chegou, foi recebido por uma técnica da CMG e técnicos do Parque das Serras do Porto. A técnica da CMG agradeceu aos participantes e deu algumas informações sobre a contextualização da ação. O grupo dirigiu-se à zona de floresta onde iria decorrer a plantação. Esta zona era muito pedregosa, cheia de troncos queimados e de difícil manuseamento. As covas estavam abertas mas era preciso afundá-las e alargá-las mais. Com luvas e sachos, deitou-se "mãos à obra". Foram plantados 185 medronheiros e algumas dezenas de bétulas. Depois de bem aconchegadas ao solo, foram regadas e, alguns alunos, até as "batizaram".

Intervenientes:
Alunos do 7º ano, do 10º ano e do 12º ano do ensino regular e profissional, 4 professores e técnicos da CMG e do Parques das Serras do Porto.

Data de realização:
23 de fevereiro de 2023

Local de realização:
Moinhos de Jancido, Gondomar

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação permitiu a regeneração de uma zona que tinha sido alvo de um incêndio. As espécies utilizadas na reflorestação, bétulas e medronheiros, são espécies nativas pelo que a sua integração será a mais adequada para toda a biodiversidade caraterística do local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Após o convite e agendamento da ação de reflorestação, a Coordenadora, professora Ana Santos, convidou os alunos das turmas do 10ºA, 12ºB e 12º dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Mais tarde, foi questionada da possibilidade da turma do 7º A poder participar.
Foi solicitado aos professores das diferentes turmas para falarem com os alunos e pesquisarem sobre a importância da ação de reflorestação para a biodiversidade e, ainda, que visualizassem o filme, cujo link foi fornecido pela CMG, sobre as regras de plantação para que o ato fosse bem sucedido.
No dia da reflorestação, os alunos chegaram ao local e, após algumas instruções, colocaram as luvas, pegaram nos sachos e começaram a afundar e a alargar as covas e a fazer a plantação. Por fim, fizeram uma cratera à volta de cada espécie plantada e regaram-na para que ela sobrevivesse.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram plantados 185 medronheiros e algumas dezenas de bétulas. Esta ação teve grande significado para os participantes pois permitiu regenerar uma zona que tinha sido alvo de um incêndio. Promoveu, ainda, o voluntariado e a sensibilização para a sustentabilidade ambiental.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
http://serrasdoporto.pt/
https://www.edp.com/pt-pt/sustentabilidade/biodiversidade-papel-do-cidadao
https://ods.pt/objectivos/15-ecosistemas-terrestres-biodiversidade/
https://www.100milarvores.pt/

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
CN, 7º ano: Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
BG, 10º ano: Biodiversidade

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A Natureza é bela, cuida bem dela.

Póster digital (PDF):