Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Maria do Carmo Serrote (Sesimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Colocação de caixas ninho, abrigos e um jardim de autóctones no espaço escolar.

Breve descrição da ação:
Fomos convidados a estabelecer uma parceria com o Projeto “Há Vida na Quinta” dinamizado pela Associação ANIME.PAF e pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde, o qual abraçamos com grande entusiasmo. Com esta ação pretendeu-se tornar o espaço escolar num local privilegiado, dando a conhecer a importância da biodiversidade e de estilos de vida mais sustentáveis e, simultaneamente, desenvolver laços entre a comunidade educativa a escola.
Uma das grandes áreas de atuação, centraram-se na instalação de estruturas de suporte à nidificação de aves insetívoras e rapinas noturnas, bem como, à nidificação de morcegos. Esta área de atuação teve como principal missão, contribuir para a conservação da biodiversidade e redução da utilização de pesticidas e de espécies-praga na região da Quinta do Conde/espaço escolar.
Uma outra área de intervenção foi a criação de um jardim de autóctones, no mesmo espaço onde foram instalados os ninhos e abrigos e, também, onde se situa as estufas de morangueiros e cogumelos do Clube Ciência Viva. Neste contexto, construímos um espaço verde com vegetação autóctone que favorece a instalação de outras formas de vida. Estes, fornecem igualmente alimento a variadíssimos insetos polinizadores, como por exemplo abelhas e borboletas. Acresce ainda, o facto de apresentarem características particulares, adaptadas às condições climáticas da região, necessitando de baixa manutenção e consumo de água e, ainda, serem pouco suscetíveis a pragas e doenças.
Queremos com a implementação destas duas grandes áreas de intervenção no espaço escolar propiciar aos alunos e restante comunidade escolar, um espaço de lazer, convívio com contacto direto com a natureza, sendo possível observar diversas espécies de seres vivos, sentir os odores e cheiros naturais das plantas, bem como o chilrear dos pássaros. Pretende-se ainda, ser um espaço dinâmico de aprendizagem fundamental para desenvolver o interesse e a apropriação da ciência, melhorando o espírito crítico, a curiosidade e a descoberta - cimentando a aliança entre a Educação e o Ambiente.

Intervenientes:
*Alunos do Clube Ciência Viva (20 alunos); Alunos da Unidade do Ensino Especial ( 8 alunos); turma do 8.º C (23 alunos) e turma 8.º E (23 alunos).

Data de realização:
Início em novembro de 2022 até final do ano letivo.

Local de realização:
na Escola Básica Maria do Carmo Serrote - espaço exterior.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Tendo em conta o nosso Plano de Ação Eco-Escolas, o tema Biodiversidade: preservar e regenerar, no diagnóstico foi identificado o reduzido número de plantas/árvores na escola; poucas plantas autóctones e a ausência de abordagens pedagógicas do tema estruturadas, interdisciplinares, em contexto de aprendizagem ativa com reflexo na comunidade e com o envolvimento desta. Desta forma, com a implementação deste projeto foi possível desenvolver diversas atividades, com a intervenção de alunos de diferentes anos de escolaridade (2.º ciclo e 3.º ciclo) para dar solução ao diagnóstico evidenciado.
Este projeto foi de extrema importância para a comunidade escolar permitiu aumentar a biodiversidade do recinto escolar (pelo menos 5%), com a identificação de mais espécies, muitas delas autóctones (5%), bem como, aumentar o conhecimento sobre a importância da preservação destas espécies. Assim, este projeto na escola/comunidade foi muito pertinente para capacitar os alunos e restante comunidade para sensibilizar para a proteção da Biodiversidade da escola/local e agir em prol da preservação da biodiversidade.
Acrescenta-se ainda, o facto deste projeto estar articulado com os parceiros da comunidade local (Junta de Freguesia da Quinta do Conde e Associação ANIME.PAF) alargando o plano de ação à Freguesia da Quinta do Conde para a valorização da Biodiversidade e, de forma conjugada, a promoção do bem-estar e qualidade de vida na freguesia com a orientação de três eixos: identificação e catalogação da biodiversidade; instalação de estruturas de suporte à biodiversidade e renaturalização do corredor verde urbano.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A implementação deste Projeto obedeceu a um conjunto de etapas: planificação; desenvolvimento; monitorização; avaliação. Destas etapas, destacam-se as seguintes atividades:
Apresentação do projeto aos alunos pelas professoras de Ciências Naturais e professoras envolvidas no Clube Ciência Viva e planificação do trabalho a desenvolver ;
Vinda à escola dos dinamizadores do projeto da Associação ANIME.PAF. para desenvolver o projeto, às 2ª feiras pela biodiversidade -“Há vida na Quinta”. Na turma do 8.º E, num primeiro momento, foi apresentado o projeto à turma, com uma contextualização ao tema “Alterações Climáticas”, tema que a turma estava a desenvolver em CTA/DAC (Conselho de Turma em Ação/Domínios de Autonomia Curricular). Com a turma dividida em grupos, os alunos construíram 2 ninhos para chapins, um ninho para piscos, 1 ninho para mocho-galego e 1 abrigo para morcegos fissurícolas. Os materiais utilizados foram madeiras reaproveitadas, que os alunos com a ajuda dos dinamizadores do projeto e professoras responsáveis começaram a construir as caixas ninho e os abrigos. Este processo repetiu-se com os outros grupos de alunos do Clube Ciência Viva e da Unidade do Ensino Especial.
Posteriormente com a colaboração dos dinamizadores da ANIME.PAF e as professoras de Ciências Naturais e Físico-Química, a turma do 8.º E, de escada na mão, foram instalar as caixas ninho no espaço escolar. De regresso à sala de aula, todos muito animados, os alunos esclareceram as suas dúvidas para os trabalhos que estão a desenvolver no âmbito do CTA/DAC e da disciplina de Ciências Naturais. Também foi planificada e distribuídas tarefas para a monitorização da ocupação das caixas-ninho instaladas.
Saída ao Parque Ecológico da Várzea para a instalação de sete caixas ninho e um abrigo para o mocho-galego.
A monitorização dos ninhos e abrigos no recinto escolar decorre nos intervalos pelos alunos e sempre que é avistado qualquer movimento que indique possível utilização é comunicado à ANIME.PAF via e-mail, à professora de Ciências Naturais e realizado o registo em grelha.
Preparamos a recepção à primavera no dia 21 de março com a construção de um Jardim de Autóctones. De manhã, com a colaboração dos alunos do Clube Ciência Viva e da Unidade do Ensino Especial e, de tarde, as turmas do 8.º C e 8.º E colocaram mão à obra. Foi com muita energia e empenho que os alunos passaram da teoria à prática e prepararam canteiros com aromáticas autóctones, tais como: a perpétua-das-areias, alfazema, alecrim, sálvia, hortelã, tomilho, entre outras. Que aromas!! Foram também plantadas outras espécies, como pascoinhas, murtas, folhados, gilbardeiras, sálvia e madressilvas. Pensando, já na continuidade do projeto, foi feita ainda a estacaria de murta e alfazema.
A manutenção/monitorização do jardim com a proteção das espécies no terreno e a rega foram, posteriormente à sua plantação, realizada semanalmente pelos alunos do Clube Ciência Viva.
Após o balanço das atividades, concluiu-se que este projeto se revelou de grande importância, sobretudo no que diz respeito às mudanças positivas no quotidiano da comunidade escolar desta escola, contribuindo para a concretização dos objetivos pretendidos.
Objetivos:
Conhecer a importância da biodiversidade e de estilos de vida mais sustentáveis na escola/local;
Promover a conservação dos habitats e da biodiversidade autóctone.
Desenvolver estratégias para o incremento da qualidade de vida e bem-estar.
Desenvolver laços entre a comunidade educativa a escola;
Debater, em contexto escolar, a influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade de forma a vivermos e agirmos de forma sustentável.
Integrar trabalhos de ordem multidisciplinar onde se desenvolvam as características enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se integrem na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola,
Estimular o espírito crítico e a reflexão.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A adesão da Comunidade Escolar foi excecional, tendo os alunos envolvidos participado ativamente nas várias atividades realizadas. . As dinâmicas criadas permitiram preparar os nossos alunos para o exercício de uma cidadania consciente e informada face às problemáticas ambientais atuais, visível na participação das atividades realizadas e na construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável no seu futuro.
Foi igualmente visível a disponibilidade da direção, dos docentes e assistentes operacionais em serviço nas escolas do Agrupamento para colaborar com as atividades no âmbito da sua implementação, bem como na sensibilização que mostraram para que todos os alunos participassem e criassem uma consciência cívica e ambiental para o local onde foram colocados os ninhos e abrigos, bem como, o Jardim das Autóctones. .
A colaboração dos nossos parceiros merece também uma atenção muito especial no envolvimento e participação nas atividades realizadas, as quais foram divulgadas na Comunidade Educativa através das redes sociais - facebook e sites do Agrupamento e da ANIME.PAF.
Tudo somado, o impacto na Comunidade Educativa foi extremamente positivo, uma vez que alunos ficaram sensibilizados para a temática ambiental da Biodiversidade, ao mesmo tempo que se formaram alunos como cidadãos ativos e conscientes do seu dever como futuros cidadãos em prol da sustentabilidade..

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Informação cedida pela ANIME.PAF em documentos em PDF.
Consulta e pesquisa de informação:
https://biodiversidade.com.pt/
https://quercus.pt/2021/03/08/o-que-e-uma-floresta-autoctone/
https://www.facebook.com/photo/?fbid=598447598976393&set=gm.1375015433352903&idorvanity=1193213971533051

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A implementação do projeto foi efetuada numa vertente de valorização da gestão, lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, beneficiando de um trabalho colaborativo com as disciplinas de Ciências Naturais, Português, Físico-Química, Matemática e T.I.C. Também foi aglutinador no âmbito do CTA/DAC (Conselho de Turma em Ação/Domínios de Autonomia Curricular), em articulação com os Programas Eco-Escola e Clube de Ciência Viva na Escola, aliado ao tema do Projeto Educativo do Agrupamento (Educar com afeto, construindo o futuro).
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Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Unidos pela biodiversidade, é na escola que a magia acontece! Conhecimento e preservação, juntos pela natureza!

Póster digital (PDF):