Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Frazão (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves

Breve descrição da ação:
Foram recolhidos materiais tais como: garrafas e garrafões de água, galhos e casca de árvores, casca de coco e tábuas de madeira. Com estes materiais e utilizando cola quente e alguns pregos foi construído um bebedouro, um comedouro e duas caixas ninho que foram colocados em árvores junto do charco da escola.

Intervenientes:
Alunos do 8ºAno

Data de realização:
Abril e maio de 2023

Local de realização:
Escola Básica de Frazão

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As caixas-ninho aumentam a disponibilidade de cavidades propícias à ocupação de aves, aumentando a população de determinadas espécies de aves. Como as aves se alimentam de insetos que existentes nas árvores vão ter um papel importante no combate às pragas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Primeiramente os alunos fizeram uma pesquisa na internet para recolherem ideias sobre comedouros, bebedouros e caixas-ninho para pássaros. De seguida, reuniram-se os materiais necessários para a sua construção. Posteriormente os alunos foram divididos em grupos e foi feita a montagem. Por fim, o comedouro, o bebedouro e as duas caixas-ninho foram colocados em árvores junto ao charco da escola.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Desta atividade resultaram duas caixas ninho, um comedouro e um bebedouro que vão permitir que aves locais se desenvolvam junto à comunidade escolar. A comunidade escolar está mais sensibilizada para a necessidade de desenvolver projetos que promovam a preservação da biodiversidade local.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Salsa, J. e Cunha, R. (2022). Cientic8. 1ª edição. Porto Editora. ; www.revistasustentavel.pt

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Reutilizar materiais para promover a biodiversidade
Explorar algumas das características da biodiversidade e das dinâmicas existentes nos ecossistemas

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Os pássaros vou ajudar para a biodiversidade aumentar!

Póster digital (PDF):