Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade e Sustentabilidade na EB Raul Lino

Breve descrição da ação:
"A Arte na Biodiversidade e a Biodiversidade na Arte"
Inauguração do Mural dos Oceanos; Utilização de material reciclado.
Hortas Bio na Eco-Escolas - A horta na escola. Os alunos aprendem a identificar e a conhecer a diversidade de culturas na horta: plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis;
Jardim de polinizadores - hotel para insetos;
Instalação de comedouros e caixas ninho para aves.

Intervenientes:
Alunos do Pré-Escolar, do Primeiro Ciclo, professores, assistentes operacionais.
Equipa afeta à Junta de Freguesia Cascais e Estoril

Data de realização:
Durante o ano letivo.

Local de realização:
EB Raul Lino

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do planeta.
Sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da preservação da biodiversidade - preservar e regenerar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Para a realização destes projetos foram trabalhadas, com os alunos, diferentes técnicas de Expressões Artísticas, “ Expressão Plástica”, com recurso a diferentes materiais recicláveis.
“ Dança do Mar” enquanto meio artístico, sensibilizando as questões do meio ambiente.
Abordagem de temas relacionados com o meio ambiente, alimentação saudável, mudança dos hábitos e comportamentos alimentares; Melhoria da capacidade de aprendizagem e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.
Utilizar a horta como espaço de observação, pesquisa e ensino, através de técnicas de aprendizagem mais ativas, sobre ecologia e educação ambiental e outros possíveis temas, na interdisciplinaridade.
A possibilidade de reestruturar o espaço “Horta da escola”, de a rentabilizar na produção biológica é uma mais-valia, na nossa escola.
A criação de um jardim de polinizadores, que contribui para o aumento da diversidade de insetos, bem como a instalação de comedouros e caixas ninho para criar condições de habitabilidade para a grande diversidade de pássaros, nomeadamente melros, pardais e pombos existentes.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Articulação e participação ativa de toda a comunidade educativa: Associação de Pais, União De Freguesias de Cascais e Estoril, Câmara Municipal de Cascais e Direção do Agrupamento Ibn Mucana.
Partilha para questões de sustentabilidade ambiental e preservação da biodiversidade.
Toda a comunidade participa ativamente na manutenção e cuidado da nossa horta.
Os alunos têm manifestado muito entusiasmo e curiosidade ao observarem os comedouros, o hotel para insetos e caixas ninho instalados nas zonas verdes da nossa escola, com o intuito de aí encontrarem diferentes tipos de aves.
Perceberam o impacto negativo da intervenção humana na Natureza, tendo desenvolvido um olhar atento e uma postura mais ativa nas questões ambientais.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Debates/assembleias e sessões de Filosofia para Crianças, com os alunos, desenvolvendo assim a investigação e importância dos temas.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As atividades foram transversais aos diferentes conteúdos das diferentes áreas curriculares disciplinares.
Foram dinamizadas atividades na área do Conhecimento do Mundo, Expressões Artísticas e Área da Formação Pessoal e Social, promovendo uma cidadania ativa e empenhada.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Da Biodiversidade deves cuidar para a espécie não acabar.

Póster digital (PDF):