Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Criação de um Parque Ambiental

Breve descrição da ação:
Requalificação de um espaço com 3000 m2, que estava “abandonado” situado no recinto escolar, com o objetivo de ser o motor da educação ambiental da comunidade educativa e local.

Intervenientes:
Participaram nesta requalificação alunos dos três ciclos de ensino.

Data de realização:
Duração de dois anos letivos., o parque foi oficialmente inaugurado no dia 22 de maio de 2023

Local de realização:
Espaço dentro do recinto escolar e situado a sul do edifício principal.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação deste parque permitiu a retirada das plantas invasoras e o plantio de espécies autóctones, também foram criadas condições para o aumento da população de insetos .

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
As ações desenvolvidas: retirada das plantas invasoras, implementação de um charco, plantação de plantas e árvores autóctones, plantação de um prado florido, instalação de hotéis de insetos e ninhos, criação da horta bio e horta bio adaptada, instalações de compostores e criação de salas de aula ao ar livre.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foi criado um espaço que permite criar oportunidades de educação ambiental, sensibilizando e incentivando a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais, promovendo a sustentabilidade e a biodiversidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU Portugal (unric.org)
- colaboração do CIIMAR
- colaboração do Departamento de Ambiente e da
Câmara Municipal de São João da Madeira.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As várias atividades desenvolvidas resultaram de uma articulação com as seguintes disciplinas: Ciências Naturais, Ciências da Natureza, Biologia, Física e Química e Cidadania e Desenvolvimento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Visite-o...
Explore a sua fauna e flora
Escute os sons da natureza!

Póster digital (PDF):