Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Eixo (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Ninhos e comedores de aves na escola

Breve descrição da ação:
Criação de ninhos e comedores para as aves.
Percorrer caminhos rurais para conhecer a fauna e flora em redor à escola.

Intervenientes:
Comunidade educativa da 1CEB de Eixo.

Data de realização:
Ao longo do ano letivo.

Local de realização:
Espaços exteriores e envolventes à escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Criar as condições para observação e análise das aves que passam pelo recreio da escola.
Conhecer a biodiversidade da fauna e flora no espaço envolvente à escola.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Dinamização de aulas de campo mensais;
Através da articulação com o docente do 2.º ciclo de EVT foram disponibilizados ninhos em madeira, que tinham sido concretizados pelos alunos do 2.º ciclo em anos letivos anteriores;
Foram colocados os ninhos nas árvores do recreio da zona do 1CEB;
Houve um estudo de possíveis comedores e de tipos de alimentos para as aves;
Criação de comedores e a sua colocação em espaço escolar;
Observação ao longo das várias espécies de aves que vão aparecendo ao longo do ano.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Apesar das várias observações e alteração de alimento, nunca foi registada avistamentos de aves nos comedores ou ninhos. Apesar de haver um grande número de aves que circulam pelo recreio.
No entanto na aulas de campo, em zonas próximas da escola, podemos observar e distinguir aproximadamente 30 espécies de aves.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.biodiversity4all.org/
https://pt.wikipedia.org/
https://spea.pt/
Guia de aves : guia de campo das aves de Portugal e da Europa / texto e mapas Lars Svensson ; il. e legendas Killian Mullarney, Dan Zetterström ; com contrib. significativa de Peter J. Grant ; trad. Joana Andrade... [et al.]. - 4ª ed. rev. - Porto : Assírio & Alvim, 2022

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho articulou com os conteúdos de Estudo do Meio: À descoberta do ambiente natural - os seres vivos do seu ambiente. Na cidadania: educação ambiental/desenvolvimento sustentável.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Conhecer as nossas aves e o que nos rodeia

Póster digital (PDF):