Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
“Sensibilização para o Controlo de Plantas Invasoras”

Breve descrição da ação:
A proliferação de plantas invasoras é uma ameaça grave para a vida das plantas autóctones, sendo certo que todo o esforço no seu combate e eliminação é bem-vindo. A indiferença e desconhecimento generalizado da população em geral justifica também a continuação desta atividade / Ação de Educação Ambiental. Assim, pretende-se exemplificar "in situ" como pode ser feita adequadamente a eliminação de uma invasora. Qualquer pessoa poderá participar, mas o convite neste caso foi á totalidade de uma Turma do 6º ano da EBVV, a turma do 6ºA.
1ª Fase. Formação de introdução às plantas invasoras com enfoque à sua história, identificação, características biológicas, impacto sobre as plantas autóctones e formas de combate e eliminação.
2ª Fase. Identificação de duas invasoras “in situ” e exemplificação de técnicas de eliminação.
Plantas invasoras – alvo: Pinheirinha-da-água e Mimosa.
Após a atividade, os alunos ficaram mais capacitados para procederem autonomamente ao combate de plantas invasoras.

Intervenientes:
Escola Básica de Vila Verde (Prof. Luís Vaz; Alunos do 6º A)
Município de Vila Verde (Equipa Municipal de Intervenção Florestal; Eng.ro Adelino Silva)

Data de realização:
1ª Fase: Novembro de 2022 / 2ª Fase: Abril 2023

Local de realização:
1ª Fase: EB de Vila Verde (Biblioteca da Escola) / 2ª Fase: Rio Homem (Praia Fluvial da Malheira)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O principal objetivo desta Ação/Atividade é ajudar a promover nos alunos a consciencialização para importância da salvaguarda dos Ecossistemas Florestais locais, através do controlo e erradicação de plantas invasoras e da recuperação de ecossistemas naturais em geral.
O Controlo de plantas invasoras é crucial para a preservação da biodiversidade. A sensibilização dos alunos para a identificação e para o combate das plantas invasoras é importante para a realização de mais ações, uma vez que este ficam dotados de conhecimentos que vão permitir a replicação das técnicas de combate em outros locais, contribuindo assim para minimizar o impacto negativo nas plantas autóctones.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Fase Um: Ação teórica sobre a problemática das consequências das plantas invasoras nos ecossistemas locais
Fase Dois: Ação prática nos locais onde podemos exemplificar como eliminar duas das plantas invasoras, uma planta aquática, a pinheirinha-da-água, e outra terrestre, a Acácia-mimosa. Nesta acão de Campo foram exemplificado os métodos mais eficazes para a sua eliminação. Também aproveitamos para ensinar aos alunos como identificar um conjunto de outras plantas invasoras.
As metodologias utilizadas foram discussão em grupos de Trabalho, depois de uma apresentação teórica na 1ª Fase. Na 2ª Fase foi utilizada o “Trabalho de Campo orientado e em grupos. No trabalho de campo, todas as atividades foram supervisionadas e orientadas pela equipa EMIF (Equipa Municipal de Intervenção Florestal).

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Aquisição de conhecimentos básicos sobre identificação de plantas invasoras, suas características biológicas e ciclo de vida, bem como sobre técnicas de prevenção e combate às mesmas
Este conhecimento, juntamente com a prática no terreno, constitui um investimento para o futuro no que respeita à consciencialização da problemática e à preservação da biodiversidade com a realização de novas ações.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Departamento de Ambiente e Obras do Município de Vila Verde
- EMIF
- Biblioteca da EB de Vila Verde
- ICNF
- APA

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Na disciplina de Ciências Naturais, no Domínio “Processos Vitais Comuns aos Seres Vivos”, foram mobilizadas as aprendizagens relacionadas com a “Seiva bruta e seiva elaborada”; “A Fotossíntese”; “Reservas alimentares nas Plantas” e a “Proteção da Floresta”.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Carvalhos SIM! Invasoras NÃO!

Póster digital (PDF):