Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Petição

Breve descrição da ação:
No nosso jardim de infância existia um cipreste australiano que nos permitia ter sombra e pendurar um baloiço de madeira, umas escadas de trepar, um tear gigante; enfeitar a árvore no Natal, pendurar elementos decorativos e comedouros para pássaros, pesquisar texturas, descobrir variados pássaros que ali construíam os seus ninhos (pardais) e que se alimentavam dos seus frutos (papagaios Ring Neck), descobrir insetos e outros bichos (bichos-de-conta, milípedes, escaravelhos, formigas, …). Quando regressamos da interrupção letiva da Páscoa, a árvore já não estava naquele lugar…

Intervenientes:
escola, famílias e autarquia

Data de realização:
de 17 de abril até 19 de maio

Local de realização:
na escola, no pátio

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Chamar novos habitantes e recuperar aqueles que deixaram os seus ninhos (pardais, papagaios Ring-Neck, melros), os insetos e outros bichos; preservar espécies autóctones.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. Constatação da ausência da árvore
2. Debate/brainstorming com as crianças
3. Aula na rua: dendrocronologia e elaboração de uma homenagem sob inspiração de Land Art
4. Escrita de mensagens e elaboração de uma petição
5. Envolvimento das crianças, das famílias, do pessoal docente e não docente na assinatura da petição
6. Envio da petição para a Câmara Municipal de Mafra

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Consciencialização da comunidade para a necessidade da importância da existência de árvores numa escola (aprendizagens/aquisições de conceitos científicos, existência de espaços com sombra)
Consciencializar a autarquia para o problema com necessidade urgente de resolução

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
A árvore da escola, de Antonio Sandoval
A árvore generosa, de Shel Silverstein
O que é preciso?, de Gianni Rodari
Começa numa semente, Laura Knowles
Sê uma árvore, de Maria Gianferrari
A minha árvore secreta, de David Pintor
Ké ist uk?, Carson Elis
Los Pajaros, Germano Zullo
Bicho de conta, Cátia Vidinhas
A Rainha das Aves, Helen Ward
Pássaro Amarelo, Olga de Diós
O grande livro dos Insetos, Yuval Zommer
O homem que plantava árvores, de Jean Giono
Um ano inteiro: agenda para explorar a natureza (Planeta Tangerina)
Lá fora – guia para descobrir a natureza (Planeta Tangerina)

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
- Conhecimento do mundo físico e natural
Promovem-se (…) valores, atitudes e comportamentos face ao ambiente que conduzem ao exercício de uma cidadania consciente face aos efeitos da atividade humana sobre o património natural (…)
Utiliza(r) situações do quotidiano para questionar e promover a reflexão e interpretação das crianças sobre os fenómenos do meio físico e natural (…)
Cria(r) oportunidades frequentes e diversificadas de contacto das crianças com a natureza, levando-as a observá-la, a conhecê-la e a apreciá-la
(…) discussão e reflexão sobre os efeitos favoráveis e desfavoráveis da ação humana sobre o ambiente.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
As boas ações ajudam o Planeta Terra!

Póster digital (PDF):