Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Plantação de um azevinho e de um loureiro.

Breve descrição da ação:
Aproveitamento de um canteiro abandonado na entrada da escola.

Intervenientes:
1º Ciclo : turma do 4º ano de escolaridade e da professora responsável pelo Eco-Escolas.

Data de realização:
24 e 26 de abril de 2023

Local de realização:
Canteiro da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Era muito importante contribuir para a biodiversidade de um canteiro da escola que se encontrava sem nenhuma vegetação.
A preservação da biodiversidade é fundamental para a saúde dos ecossistemas (plantas, animais, ... e seus habitats e para o bem-estar da comunidade educativa.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Motivação, interesse, curiosidade e envolvimento das crianças.
Todas as crianças quiseram pegar na sachola para fazer o buraco na terra e plantar as árvores.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Aproveitamento do canteiro abandonado;
Promoção de maior consciência ambiental, nomeadamente na preservação da biodiversidade, na comunidade educativa;
Um espaço rico em aprendizagens, para lazer e observação;
Embelezamento da escola.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Plataforma ABAE e internet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foi feita uma articulação com as áreas de conteúdo do Estudo do Meio e de Educação para a Cidadania, e Ambiental

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Plantar, plantar! Se a natureza queremos preservar!”

Póster digital (PDF):