Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Projeto sobre as abelhas.

Breve descrição da ação:
Realização de um projeto sobre as abelhas englobando diversas áreas curriculares, partilhando-o com a comunidade escolar.

Intervenientes:
O projeto foi realizado por um grupo de 17 crianças da Sala de pré-escolar (4 e 5 anos).

Data de realização:
Março, Abril e Maio de 2023.

Local de realização:
Colégio O Sossego da Mamã

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Perceber e aprender que as abelhas são muito importantes para a polonização e que devem ser protegidas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.ª etapa: Fomos passear ao meio envolvente e observámos vários insetos.
Na sala surgiu a pergunta: "Como é que as abelhas fazem o mel?“. Fomos pesquisar em livros trazidos pelas crianças, vimos vídeos da polonização, produção de mel e acerca da importância das abelhas para o Planeta. Descobrimos os diferentes tipos de abelhas e a sua função.
2.ª etapa: Com a informação recolhida, fizemos um painel, abelhas 3D (materiais reciclados), trabalhos de expressão plástica, experiência sobre a polonização, jogos de grupo no exterior "as abelhas fazem o mel" "as abelhas polonizam".
3.ª etapa: Realizámos uma peça de teatro onde explicámos à comunidade escolar como as abelhas fazem o mel, polonizam as flores e a sua importância para o planeta.
4.ª etapa: Refletimos sobre o que podemos fazer para ajudar as abelhas: não as matar, não destruir o seu habitat e podemos proceder à construção de um hotel de abelhas para as proteger.
Foi ainda realizado um vídeo para divulgação da importância das abelhas à comunidade escolar:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As crianças perceberam a importância das abelhas para o Planeta e para a nossa vivência no mesmo. Ficaram entusiasmados com a construção de um hotel de insetos para “sermos amigos das abelhas e podermos protegê-las”.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As fontes utilizadas foram livros (trazidos pelas crianças), internet e passeio no meio envolvente.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ao realizarem o projeto as crianças trabalharam a escrita e leitura, criatividade, expressão motora, expressão dramática, a ciência a partir da realização de uma experiência e conhecimentos sobre as abelhas e relações de empatia e interajuda.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
As abelhas são nossas amigas e vamos ajudar
a protegê-las!

Póster digital (PDF):