Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI do Curro (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros e caixas ninho para aves

Breve descrição da ação:
A ação a desenvolver pretende estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, contemplada na componente da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores. Em articulação com os encarregados de educação e Associação de Pais foram elaborados inúmeros comedouros e caixas ninho para aves.

Intervenientes:
Professores;
Alunos;
Famílias;
Associação de Pais.

Data de realização:
No decorrer do 2º semestre

Local de realização:
Escola / Casa

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Consciencializar a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local;
- Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Motivação e envolvimento das crianças. Visionamento de imagens e diálogo.
Limpeza/ organização do espaço
Recolha de material a utlizar (madeira, paus, galhos, pacotes de leite e de sumo e vários tipos de recipientes de plástico)
Construção dos espaços
Observação

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Mais conhecimentos e motivação/ sensibilização para as questões da biodiversidade;
- Um espaço rico em aprendizagens, para lazer e observação
- Maior biodiversidade

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram utilizados os manuais de Estudo do Meio e pesquisas na Internet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Estudo do Meio

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Casa para todos!

Póster digital (PDF):