Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Exposição do dia da Árvore

Breve descrição da ação:
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra na Escola Pedro de Santarém.
Este ano teve como tema” Investir no nosso Planeta” - importância da gestão dos recursos naturais, alterações climáticas e outros problemas ambientais.
Neste âmbito os docentes de Ciências Naturais do 2º ciclo elaboraram uma exposição com trabalhos e atividades dedicados à divulgação das caraterísticas dos seres vivos e de poluição, alertando para a importância de proteger e preservar a Biodiversidade e os Recursos Naturais, fatores fundamentais para a sustentabilidade do Planeta e da qualidade de vida das gerações futuras.

Intervenientes:
Todos os alunos de 2º ciclo

Data de realização:

Local de realização:
Escola

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Foi uma forma de sensibilizar a comunidade educativa, da necessidade de proteger a biodiversidade e por consequente proteger o nosso Planeta.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Os alunos abordaram o tema na disciplina de Ciências Naturais demonstrando toda a problemática da não proteção das nossas Biodiversidade - Terra
Na disciplina de Cidadania abordaram o tema e fizeram uma pesquisa com o objetivo de realizarem cartazes/trabalhos de sensibilização a serem afixados para a comunidade educativa, integrando uma exposição.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foi uma exposição muito visitada e eleogiada.
Os professores nas suas aulas traziam as suas turmas para visitar a mesma.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual, sites alusivos ao tema.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Todo o trabalho foi articulado com as disciplinas de CN, Cidadania, Português e EV.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a Terra não não proteger um dia vamos todos morrer!

Póster digital (PDF):